Encontro na FGV Direito SP reúne equipes e coaches para debater competições estudantis

11/09/2019

A Coordenadoria de Prática Jurídica e Atividades Complementares da FGV Direito SP realizou, no dia 4 de setembro, um encontro entre alunos e ex-alunos da Graduação que participam de competições estudantis nacionais e internacionais na área do Direito. O objetivo do encontro foi debater os sucessos, dificuldades e desafios da participação das diferentes equipes nas competições.

A FGV Direito SP incentiva a participação de seus alunos em competições por entender que elas são processos ricos de aprendizagem que desenvolvem habilidades como postura, profissionalismo, trabalho em equipe, comunicação eficiente e criatividade, num ambiente de intensa interação com estudantes de diferentes culturas e tradições jurídicas. As equipes são formadas a cada ano por alunos de diferentes ciclos da graduação e treinadas por coaches que participaram das competições em anos anteriores, inclusive alunos já formados e inseridos no mercado de trabalho. Neste ano, a equipe da FGV Direito SP obteve o primeiro lugar na Competição Interamericana de Direitos Humanos, que ocorreu em Washington D.C., e em anos anteriores equipes da escola venceram a ICC International Commercial Mediation Competition (2008) e a Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz (2016), além de terem conquistado boas colocações em diversas outras competições ao longo dos anos.

Para o professor Oscar Vilhena, diretor da FGV Direito SP, as competições trazem consigo alguns importantes desafios aos alunos, como o de aprenderem a administrar seu tempo e a trabalharem em equipe – habilidades que serão exigidas no mercado de trabalho.

O encontro contou com a presença da professora Michelle Ratton, que trouxe a experiência das competições para a FGV Direito SP ainda em 2007, e do advogado Daniel Tavela, ex-aluno da escola que participou de diversas equipes e também foi coach das equipes que disputaram competições de arbitragem.

As competições atualmente disputadas pelos alunos da FGV Direito SP são:

•  Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz – Camarb
•  Competição Brasileira de Processo