Equipe da FGV é vice-campeã na Competição Nacional de Direito e Processo Penal

23/03/2021

A equipe de alunos e alunas da FGV Direito SP que disputou a 1ª Competição Brasileira de Direito e Processo Penal ficou em segundo lugar na disputa, cuja fase final foi realizada entre os dias 4 e 6 de março.

Realizada pelo Instituto de Ciências Penais Jovem (UCP Jovem) em parceria com o Ibmec e o IBCCRIM, a competição tem o objetivo de incentivar o estudo do processo penal e formar profissionais mais qualificados para atuarem na área. A disputa foi composta por duas fases e girou em torno de um complexo caso hipotético, cujo tema principal era a omissão de dirigentes de uma indústria farmacêutica.

Ao todo, 52 equipes de faculdades de Direito de todo o país participaram da primeira fase, que consistia na elaboração de memoriais de acusação e defesa, em fase de recurso em sentido estrito. Ao final, as 30 primeiras equipes com as melhores notas foram classificadas para a segunda fase, que consistiu na simulação de uma sustentação oral no tribunal, avaliada por advogados criminalistas como como Juarez Tavares,  Helena Lobo, Jacinto Coutinho, Kakay, Flávia Siqueira, Kenarik Boujikian e Beatriz Correa.

A equipe da FGV Direito SP foi formada por cinco alunos e alunas da Graduação em Direito: Ana Luiza Franco, Caio Marconi, Helena Queiroz, Luiza Ortega e Mateus Oliveira. A coordenação da equipe foi feita pelo ex-aluno da Graduação e aluno do Mestrado da FGV, Pedro Mendonça. A equipe também contou com ajuda da professora de Direito Penal da FGV Direito SP, Heloisa Estellita.