Notícias

FGV CeCHE lança plano de desenvolvimento para indústria do gesso do Sertão do Araripe em parceria com OIT e MPT

Plano de Desenvolvimento Local Gesso 2030 traz diretrizes de promoção do trabalho decente e melhoria das condições de vida de trabalhadores e trabalhadoras no maior polo gesseiro do mundo

O Centro de Direitos Humanos e Empresas da FGV Direito SP (FGV CeDHE) lançou na semana passada o Plano de Desenvolvimento Local Gesso 2030 (PDL), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Ministério Público do Trabalho. O PDL traz diretrizes de promoção do trabalho decente e melhoria das condições de vida de trabalhadores e trabalhadoras no maior polo gesseiro do mundo, situado no Sertão do Araripe, no Estado de Pernambuco, responsável por cerca de 90% da produção nacional.

O evento de lançamento do PDL contou com a presença da vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos, do deputado federal Tulio Gadelha, do diretor do Escritório da OIT Brasil Martin Hahn e da juíza da Vara do Trabalho de Araripina Carla Lacerda. Participaram também as pesquisadoras do FGV CeDHE Tamara Brezighello Hojaij, Giovana Agútoli Pereira, Rafaella Coutinho Monesi, o pesquisador Eduardo Rosseti, da FGV Projetos, e representantes da indústria do gesso de Pernambuco.

“O polo gesseiro é uma das mais importantes cadeias produtivas de nosso Estado. Esse potencial e essa pujança precisam servir não só ao desenvolvimento econômico, mas também ao desenvolvimento social. Por isso é tão importante esse lançamento com o objetivo de estruturar ações que permitam que a produção gesseira encontre condições de se desenvolver de forma sustentável. Ou seja, livre das formas degradantes de trabalho, com respeito àqueles que de fato produzem essa riqueza”, afirmou a vice-governadora durante o evento. Já o deputado federal Túlio Gadelha destacou o desafio de colocar o plano em prática no Sertão do Araripe. “Aqui hoje temos atores que têm capacidade de mudar essa realidade, temos instituições empenhadas, temos pessoas comprometidas com a causa e temos também a mesma vontade de conscientizar a população dos diversos segmentos para que possamos tirar do papel esse plano o”, disse.

Acesse o Plano de Desenvolvimento Local Gesso 2030