FGV Direito SP entrega Prêmio Esdras em oficina de planejamento pedagógico para cursos de direito

26/10/2018

A FGV Direito SP recebeu, em setembro, docentes de todo o país para a Oficina de Planejamento Pedagógico para Cursos de Direito, ocasião em que também realizou a entrega do Prêmio Esdras Borges Costa de Ensino do Direito aos professores que tiveram suas atividades de ensino participativo premiadas.

O vencedor da 2ª edição do Prêmio Esdras foi o professor Caleb Salomão Pereira, da Faculdade de Direito de Vitória (FDV). O trabalho vencedor, que recebeu um prêmio de R$ 5.000,00, é o Projeto Constituição no Concreto: Identificação de demanda para fins de intervenção socioconstitucional.

Receberam menções honrosas as professoras Aline Marques Marino, da Universidade Federal De Itajubá (Unifei), com o Projeto Empreender Direito; Ana Carolina Figueiró Longo, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), com o projeto Orçamento Público e Direitos Sociais; e Tássia Aparecida Gervasoni, da Faculdade Meridional (IMED), com o projeto Construindo um Estado. Tanto o projeto vencedor quanto os projetos que receberam menções terão suas atividades inseridas no Banco de Materiais de Ensino Participativo, mantido pela FGV Direito SP.

Os contemplados foram selecionados após avaliação pelos membros da Comissão Julgadora do Prêmio Esdras, por meio de blind review dos materiais encaminhados.

O Prêmio Esdras foi criado em 2014 pela FGV Direito SP para dar visibilidade, ampliar a repercussão e facilitar acesso a materiais didáticos que privilegiem o protagonismo do aluno dentro do processo de ensino e aprendizagem do Direito, além de incentivar docentes e instituições de ensino a experimentar, divulgar e debater experiências concretas de ensino jurídico participativo e contribuir para a constante qualificação do ensino jurídico no país.

Os resultados da 2ª edição do Prêmio Esdras podem ser consultados em https://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/arquivos/lista_dos_vencedores.pdf

Saiba mais sobre o Prêmio Esdras

Os vencedores do Prêmio Esdras concederam breves entrevistas sobre as atividades vencedoras, disponíveis na playlist https://www.youtube.com/playlist?list=PLBFR-vj94HFGJJojuuZBNaMziiMkyd_OZ