FGV Direito SP lança Doutorado Acadêmico com foco na linha do Direito e Desenvolvimento

24/05/2019

A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) oferece, pela primeira vez, um Programa de Doutorado Acadêmico na linha de pesquisa Direito e Desenvolvimento.

As inscrições começam nesta segunda-feira, dia 27, pelo link https://cacr.fgv.br/sp/pos/direito/doutorado. Em 19 de junho, das 8h30 às 10h30, a Escola oferecerá um café da manhã de apresentação das linhas de pesquisa do Doutorado e também do Mestrado Acadêmico, cujas inscrições também iniciam em 27/06 pelo link https://cacr.fgv.br/sp/pos/direito/mestrado

O Doutorado foi estruturado para atender à crescente demanda por formação de pesquisadores com capacidade para lidar com questões do Direito e singularidades de um contexto institucional de um país em desenvolvimento. Segundo o professor Mario Schapiro, coordenador do programa, a aprovação do Doutorado pela Capes completou um ciclo de programas voltado à formação de pesquisadores empenhados em refletir e produzir pesquisas de relevância que respondam a desafios contemporâneos no que se refere ao desenvolvimento do país.

Para atingir esse objetivo, o programa de Doutorado Acadêmico da FGV Direito SP oferecerá uma formação com base em três pilares: sólido fundamento teórico em Direito, interdisciplinaridade e enfoque empírico. “A área de concentração em Direito e Desenvolvimento é reconhecida em diversos centros de pesquisa ao redor do mundo e se dedica, sobretudo, ao estudo das relações entre o campo jurídico e os processos de desenvolvimento político, econômico e social”, explica Schapiro.

Tanto o Doutorado quanto o Mestrado Acadêmico foram concebidos para estudantes que queiram participar de uma experiência acadêmica inovadora no Brasil. As vagas podem ser preenchidas por titulares de diploma de Graduação na área de Direito ou outras áreas afins, como Ciências Sociais, Economia e Administração (no caso do Mestrado Acadêmico) e de diploma de Mestrado (no caso do Doutorado Acadêmico).

Saiba mais sobre os programas de Doutorado e Mestrado Acadêmicos