FGV Direito SP lança o livro "Transformações no Ensino Jurídico"

30/06/2021

A FGV Direito SP inaugurou em 2005 uma nova forma de refletir e ensinar o Direito no Brasil, olhando para o futuro com o objetivo de utilizar uma metodologia de ensino capaz de desenvolver nos alunos e alunas habilidades e competências necessárias para formar um bacharel apto a lidar com as transformações do mundo jurídico. Agora, a escola lança o livro Transformações no Ensino Jurídico, que reúne reflexões sobre os desafios que os avanços tecnológicos têm imposto às profissões jurídicas e, consequentemente, à formação dos profissionais do Direito.

Organizada pelos professores Alexandre Pacheco da Silva, Emerson Ribeiro Fabiani e Marina Feferbaum, o livro foi publicado pela Coleção Acadêmica Livre da FGV Direito SP, que coloca à disposição da sociedade obras de livre acesso em formato digital sobre o universo jurídico e temas transversais que podem ser copiados, compartilhados, citados e divulgados livremente para fins não comerciais. O livro é resultado da pesquisa “Tecnologia, profissões e ensino jurídico”, realizada pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da escola, e apresenta propostas e exemplos de adaptações no currículo e nas metodologias de ensino do Direito, de modo a responder a demanda do mercado por novos conhecimentos, competências e habilidades ao profissional do futuro.

Tanto a pesquisa quanto o livro resultante dela partem da constatação de que as profissões jurídicas estão sendo remodeladas de acordo com um novo contexto social e tecnológico. Tarefas que até pouco tempo atrás eram feitas por profissionais do Direto estão sendo substituídas por ferramentas tecnológicas, cabendo aos bacharéis a função de entender essas novas tecnologias. Ao mesmo tempo, esses profissionais são demandados em outros saberes necessários a um Direito em transformação, como habilidades de formulação de estratégias e de negociação e conhecimento multidisciplinar.

Acesse a obra completa pelo link https://hdl.handle.net/10438/30746

Alto contraste