FGV Direito SP lança o WoMENTOR, programa de mentoria que aborda questões de gênero

11/03/2020[Atualizado em: 11/03/2020 - 10:32]

A Coordenadoria de Prática Jurídica da FGV Direito SP lançou ontem, 10/03, o Programa de Mentoria para Mulheres – WoMENTOR. O objetivo do programa é conectar ex-alunas a alunas e recém formadas para um semestre de mentoria individualizada. O programa também é aberto a alunas e ex-alunas dos programas de pós-graduação e a funcionárias da escola.

De acordo com Cassia Nakano, coordenadora de Prática Jurídica da escola, a ideia do WoMENTOR é criar um espaço e uma rede de apoio sobre carreira e vida profissional de mulheres da FGV Direito SP, integrando e aproximando alunas, ex-alunas, professoras e funcionárias. Segundo ela, a iniciativa surgiu de ex-alunas buscando dar seguimento à troca de experiências após formadas, uma espécie de continuidade da rede formada pelos tradicionais coletivos de estudantes que atuam durante a vida acadêmica dos alunos da graduação.

Para a professora Adriana Ancona, vice-diretora da FGV Direito SP, vincular o debate sobre questões profissionais a questões de gênero é uma realidade que se consolida cada vez mais. “Tocar a vida profissional na condição de mulher em uma sociedade patriarcal é difícil”, diz. “Apesar de todos os avanços e qualificação do debate, ainda temos desafios próprios de gênero.”

O evento de lançamento do programa contou com a presença das desembargadoras Kenarik Boujikian e Magda Biavaschi, que contaram um pouco sobre suas trajetórias profissionais na carreira jurídica, em especial o desafio de ingressarem na magistratura quando este ainda era um espaço restrito a homens e com diversos entraves a mulheres. O encontro terminou com um momento de integração das 28 duplas de mentoras e mentoradas, que terão uma agenda de encontros ao longo do semestre.