FGV Direito SP leva 25 alunos à semana de imersão em startup de tecnologia jurídica em Bauru

11/10/2018

O Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP promoveu, entre os dias 24 e 28 de setembro, uma semana de imersão em Direito e Tecnologia em parceria com a Finch Soluções, empresa precursora no provimento de soluções para o ramo jurídico por meio de uma plataforma formada por tecnologias de inteligência, localizada em Bauru. No total, 25 alunos tiveram a oportunidade de conhecer com profundidade a empresa, que se destaca na área de inovação e tecnologia no mercado jurídico.
A empresa foi criada em 2013 para revolucionar as atividades e processos de um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil, o JBM Advogados, da família Mandaliti, aumentando seu rendimento e sua eficiência. Conta com mais de 400 funcionários e 7 filiais pelo Brasil e é líder no mercado brasileiro de soluções tecnológicas para o direito. A imersão buscou associar o potencial do modelo de negócio da Finch com provocações aos alunos para repensar o que significa a profissão jurídica no século XXI.
A meta da imersão foi introduzir os alunos a novos modelos de negócio em potencial no mundo jurídico. Assim, a metodologia de ensino foii montada para fazê-los pensar e criar novos modos de se praticar o direito em um mundo globalizado e com uso de alta intensidade de ferramentas tecnológicas. Além disso, eles foram preparados para que tenham consciência sobre as habilidades que serão valorizadas em um profissional do direito no futuro, de acordo com as necessidades do novo século e as demandas dos novos negócios que surgem.
Para auxiliá-los a pensar desta forma, dentro da programação de imersão, os alunos conheceram também os escritórios Mandaliti Advogados, que possui excelência na atuação especializada por área de negócio, sendo destaque no setor jurídico, e o JBM Advogados, pioneiro no investimento e no uso de inteligência artificial para a área jurídica. Ambos utilizam a tecnologia da Finch para seus negócios e foram responsáveis por mudar significativamente a forma tradicional da prestação de serviços jurídico no Brasil com o uso de inteligência artificial.
Concretamente, “o principal objetivo da imersão foi co-criar soluções para três desafios propostos pela Finch, Mandaliti e JBM Advogados, envolvendo questões relacionadas ao futuro do contencioso de massa, branding, e modelos de negócios inovadores”, explica Renato Mandaliti, CEO da Finch Soluções. No último dia da imersão, os alunos tiveram que entregar uma solução para cada um dos desafios propostos, aplicados à realidade da Finch e dos escritórios. Os desafios permitiram que os alunos tomassem contato com as dificuldades de se administrar e expandir um negócio baseado em premissas inovadoras e que se distancie do modelo tradicional de administração dos escritórios de advocacia.
Os primeiros dois dias da disciplina ocorreram na FGV Direito SP. Neles, foram trabalhados a familiaridade dos alunos com ferramentas tecnológicas do campo jurídico, ao mesmo tempo em que se espera que eles sejam capazes de esboçar um novo tipo de organização para escritórios de advocacia, bem como o perfil dos profissionais que ocupariam os seus postos de administração. Nos últimos três dias da imersão, os alunos viajaram a Bauru, onde realizaram atividades na própria sede a Finch, do Mandaliti e do JBM e se aprofundaram nos desafios cujas soluções foram o produto final da disciplina. A apresentação dos projetos elaborados foi feita diretamente para os diretores e sócios das empresas.
“O objetivo desta atividade foi desenvolver diferentes habilidades que vêm se tornando fundamentais para o profissional do direito do século XXI, como empreendedorismo, liderança, criatividade, colaboração, comunicação, consciência social e capacidade crítica”, explica Marina Feferbaum, coordenadora do CEPI. A realidade inovadora da qual os alunos tiveram contato, tanto no seu modo de concepção quanto na sua execução através de novas tecnologias, será o cenário para o qual eles precisarão estar preparados ao ingressarem no mercado de trabalho.