FGV Direito SP participa de encontro de clínicas jurídicas de meio ambiente

12/08/2019

A Clínica de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FGV Direito SP, representada pela professora Flávia Scabin, participa do I Congresso Regional de Clínicas Jurídicas que acontece em Lima, no Peru, e passa a fazer parte da Rede Latino-americana de Clínicas Jurídicas relacionadas à proteção do Meio Ambiente. Também participam do encontro clínicas de faculdades de Direito do Peru, Chile, Equador, Colômbia e Argentina.

As clínicas jurídicas promovem o desenvolvimento de habilidades a partir do papel ativo dos estudantes na resolução de casos jurídicos concretos. Segundo Cassia Nakano, coordenadora do programa de clínicas da FGV Direito SP, um diferencial desse método de ensino é o envolvimento dos estudantes com questões e demandas reais, fazendo com que a aprendizagem se concretize não só pela aquisição de conhecimentos orientados à formação jurídica, mas também pela vivência e pela transformação de problemas sociais e ambientais.

Na América Latina, existem várias clínicas legais voltadas à proteção do meio ambiente. O I Encontro de Clínicas Jurídicas Ambientais buscou oferecer um espaço para o compartilhamento de reflexões e experiências, além de identificar sinergias e oportunidades para o trabalho em rede.