FGV Direito SP realiza debate sobre Direito e Desenvolvimento na semana inaugural do programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico

28/02/2020

A FGV Direito SP realiza, entre os dias 2 e 6 de março, uma rodada de debates sobre Direito e Desenvolvimento. O evento faz parte da semana inaugural do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico da escola e reunirá professores, pesquisadores, alunos, ex-alunos e convidados externos para debater o tema e apresentar o programa aos ingressantes e ao público externo.

A primeira mesa do evento, que ocorre às 9h30 de segunda-feira, 2/03, terá como tema “o desafio das instituições do Estado Democrático de Direito no presente contexto da política nacional”, e contará com a presença do governador do Maranhão, Flávio Dino, e da pesquisadora do Cebrap Maria Hermínia Tavares de Almeida, com mediação do professor Oscar Vilhena, diretor da FGV Direito SP.

No mesmo dia a mesa “violência racial e de gênero: o papel do Judiciário” contará com a participação de Thiago Amparo, professor e coordenador do Comitê de Diversidade da FGV Direito SP; Natalia Néris, mestre pela FGV Direito SP e doutoranda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da USP e coordenadora de pesquisa no InternetLab - Pesquisa em Direito e Tecnologia; e Marta Machado, professora e coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico da FGV Direito SP.

O evento ainda contará com várias mesas de apresentação da agenda de pesquisas das diferentes instâncias de pesquisa da FGV Direito SP, que têm como objeto de estudos o sistema tributário, o sistema penal, direitos humanos, desigualdade de gênero, sistema anticorrupção, direito público, justiça e Constituição, direito e tecnologia e direito global, entre outros temas.

Também haverá painéis dedicados a publicações no meio acadêmico, apresentado pela editora da Revista Direito GV Catarina Barbieri, e à pesquisa quantitativa e qualitativa na pesquisa em direito.

A programação completa do evento está disponível no link https://direitosp.fgv.br/evento/debates-sobre-direito-desenvolvimento-semana-inaugural-programa-de-mestrado-doutorado-academi