FGV Direito SP reúne professores, alunos, ex-alunos e calouros em Coquetel de Boas-Vindas

28/01/2019

A FGV Direito SP realizou no dia 23 de janeiro o Coquetel de Boas-Vindas aos aprovados no Processo Seletivo 2019 – Vestibular e aos candidatos em lista de espera, que compareceram acompanhados de seus familiares. O coquetel é um encontro promovido no início de cada ano para reunir calouros, professores, ex-alunos e alunos do Centro Acadêmico e esclarecer dúvidas sobre a escola, o curso de Graduação em Direito e sua metodologia de ensino.

A professora Adriana Ancona, vice-diretora da FGV Direito SP, abriu o encontro parabenizando os calouros e falando sobre o objetivo da escola ao ser criada – o de proporcionar um método de ensino que coloque o aluno como protagonista de seu aprendizado e formar uma nova geração de juristas capazes de elaborar soluções inovadoras para os principais problemas do país por meio do Direito.

Na sequência, o coordenador da Graduação, professor Roberto Dias, falou sobre o método de ensino participativo e sobre a grade curricular vigente desde 2017, que reduziu o número de disciplinas obrigatórias e aumentou o número de eletivas, permitindo aos alunos que construam suas trajetórias conforme seus interesses profissionais, a partir de uma ampla gama de possibilidades e áreas do Direito. O professor também falou sobre os projetos multidisciplinares, disponíveis para os alunos do 5º semestre, que garantem maior autonomia aos alunos na construção de seu conhecimento. Neste ano, serão oferecidos quatro projetos cujas temáticas envolvem diversas áreas de conhecimento: internet e regulação no desenvolvimento de crianças e adolescentes; controle da atuação policial e o Estado de Direito; como elaborar um estatuto do contribuinte; e violações de direitos humanos na construção da Hidrelétrica de Belo Monte.

Também presente ao encontro, o professor José Garcez Ghirardi afirmou que a atual falta de esperança e as dificuldades da vida em sociedade decorre da incapacidade de darmos respostas para questões muito importantes em nosso dia a dia. “Qual é o desenho para aperfeiçoar a relação da imprensa com a democracia? O que fazemos com Uber e Airbnb, que sugam os impostos e levam para outros países, vamos regular? E a exploração dos presídios pela iniciativa privada? São questões muito difíceis de resolver e impactam na qualidade de vida comum”, disse. “Mas tem um grupo de pessoas que se prepara para enfrentar essas questões: elas se chamam juristas. Quem vai poder encontrar soluções melhores para o país são vocês que estão chegando, junto conosco. Temos que ser capazes de construir soluções, e para isso precisamos nos qualificar”.

Participaram do evento ainda o ex-aluno Higor Borges e a ex-aluna Ana Luiza Rito, que foram bolsistas da Presidência e da Associação Endowment, e as alunas Stella Ferreira e Maria Luiza de Oliveira, respectivamente presidente e diretora institucional do Centro Acadêmico da FGV Direito SP. Ambas falaram sobre a vida universitária e as oportunidades que a escola proporciona aos alunos, como a participação nas diversas entidades estudantis, grupos de estudos, competições e intercâmbios, e destacaram o esforço coletivo por um ambiente cada vez mais diverso na FGV Direito SP.

Assista aqui o VÍDEO com as falas dos professores, alunos e ex-alunos no Coquetel de Boas-Vindas.

Veja as FOTOS do Coquetel de Boas Vindas e siga a FGV Direito SP no Facebook.