GEPI realiza workshop para debater resultados parciais de pesquisa sobre democracia digital

20/02/2015[Atualizado em: 17/04/2017 - 09:07]

O Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação está realizando uma pesquisa sobre democracia digital. Para debater os resultados parciais alcançados até agora, o grupo organizou um workshop com pesquisadores da área.

A tema é uma das linhas de pesquisa do Grupo para 2015 e engaja os pesquisadores Eduardo Alves Lazzari e Rodrigo Moura Karolczak, sob a coordenação dos professores Mônica Rosina e Alexandre Pacheco da Silva. Ademais, o projeto é realizado em parceria com a Escola Brasileira de Administração Pública da FGV-EAESP.

“Um dos objetivos é mapear as iniciativas da sociedade civil em se aproximar do governo, ao passo em que a EAESP trabalhará com as iniciativas de aproximação que partem do do governo”, explica Mônica Rosina.

Um dos aspectos já percebido na pesquisa foi a maneira como a internet possibilita cutucar as instituições. “Nas manifestações de junho de 2013 pudemos notar isso. Os vídeos retratando violência policial que circularam na redes sociais são um exemplo: a internet nos ajuda a constranger essa instituição”, comenta Lazzari.

Estiveram presentes Taiane Coelho, Maria Alexandra Cunha, Stefania Caritoni e Mario Aquino Alves da EAESP; Caroline Burle, da W3C Brasil; Pablo Ortellado, da EACH-USP; Juliana Cibim e Daniela Ades, do Instituto Democracia e Sustentabilidade, e Diego Rais da FGV DIREITO SP.

Foto: 1000 Words / Shutterstock.com