A aprendizagem baseada em projetos é um modelo de ensino que apresenta aos estudantes questões complexas e significativas do mundo real e permite que determinem como abordá-las, agindo cooperativamente em busca de soluções criativas para elas. Nesse contexto, o Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP realizou o webinar “Inovação e ensino por projetos”.
No ensino por projeto, os estudantes são desafiados a colaborar com outras pessoas – sejam seus colegas, especialistas ou indivíduos afetados pela questão norteadora do projeto – e a lidar com diferentes perspectivas para chegar juntos a entendimentos comuns. Ao longo do processo são instigados a refletir sobre suas próprias habilidades, modelos de pensamento, estilos de liderança, inseguranças e interesses.
Nos últimos cinco anos, a FGV Direito SP inseriu a metodologia de ensino por projetos em seu currículo. Neste debate, professores e professoras da escola compartilham suas experiências com o ensino por projeto aplicadas em sala de aula, bem como os desafios enfrentados e os resultados alcançados.
O evento contou com a abertura de Roberto Dias, professor e coordenador da Graduação da FGV Direito SP. Os palestrantes foram Maria Cecilia Asperti, professora da FGV Direito SP; Jose Garcez Ghirardi, professor da FGV Direito SP; Alexandre Pacheco, professor e coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP; Marina Feferbaum professora e coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP; Clio Radomysler, pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP; Roberto Dias, professor e coordenador da Graduação da FGV Direito SP; Viviane Muller Prado, professora da FGV Direito SP; Michelle Ratton, professora da FGV Direito SP e Heloisa Estellita, professora da FGV Direito SP.
O evento se encontra disponível no canal da FGV no YouTube.