Inscrições para o Programa de Mestrado Acadêmico da DIREITO SP terminam nesta sexta, dia 06

03/09/2013[Atualizado em: 17/04/2017 - 08:56]

Termina às 18h desta sexta-feira, dia 06, prazo de inscrições para o Programa de Mestrado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da DIREITO SP. As inscrições devem ser feitas pelo site http://cacr.fgv.br/sp/pos/direito/mestrado.

Para a efetivação, o candidato deve pagar uma taxa de R$ 180,00, preencher as informações solicitadas pelo site e apresentar aos organizadores do processo seletivo até o dia 06 de setembro os seguintes documentos:
• Ficha de inscrição (preenchida no ato da inscrição pela Internet), assinada pelo candidato, contendo uma foto atual colorida (3x4) colada no local indicado;
• cópia do comprovante de pagamento;
• cópia do certificado do curso de proficiência em língua inglesa (caso possua);
• curriculum vitae preenchido pela internet e assinado;
• carta de apresentação;
• projeto de pesquisa;
• cópia simples do histórico escolar do curso de graduação;
• termo de solicitação da Bolsa Mario Henrique Simonsen para aqueles candidatos que desejam concorrer à bolsa.

A não apresentação de qualquer um desses documentos implica a desclassificação do candidato.

São oferecidas até 20 vagas e a duração do curso é de 24 meses. Os candidatos podem escolher entre as linhas de pesquisa: Direito dos Negócios e Desenvolvimento Econômico e Social; e Instituições do Estado Democrático de Direito e Desenvolvimento Político e Social.

O Processo Seletivo está dividido em quatro etapas:
• Prova de língua inglesa – Será avaliada a proficiência em língua inglesa por meio da habilidade de leitura e compreensão da língua para os candidatos que não a comprovarem, segundo as regras do edital;
• Prova de conhecimentos específicos – O candidato é submetido a uma avaliação com questões dissertativas sobre a relação do Direito e Desenvolvimento e Teoria do Direito, de acordo com a bibliografia obrigatória, indicada no edital;
• Projeto de Pesquisa – Apresentação em seis vias impressas e uma via eletrônica gravada em CD (no formato doc ou pdf), dentro do campo do Direito e Desenvolvimento e de sua respectiva linha de pesquisa. O projeto não deverá ter mais do que 10 laudas e deve conter: nome do candidato, título e indicação da linha de pesquisa; resumo do projeto de pesquisa; pergunta de pesquisa; justificativa e delimitação do tema; metodologia; a relação do seu projeto com o tema Direito e Desenvolvimento; estrutura provisória do trabalho; bibliografia básica e preliminar;
• Entrevista Pessoal – Os candidatos aprovados nas fases anteriores do Processo Seletivo serão convocados para entrevista, com uma comissão de professores do Programa de Mestrado Acadêmico, onde serão arguidos sobre suas provas, currículos, projetos de pesquisa, possibilidade de dedicação e outras questões consideradas pertinentes ao curso.

As provas de língua inglesa e de conhecimentos específicos acontecerão no dia 29 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no prédio da DIREITO SP (R. Rocha, 233 – Bela Vista). O resultado e a relação de datas, horários e locais das entrevistas serão divulgados no site http://cacr.fgv.br/sp/pos/direito/mestrado em 25 de outubro.

A lista dos aprovados será divulgada no dia 29 de novembro e a matrícula ocorrerá no dia 06 de dezembro.

Bolsa Mário Henrique Simonsen de Ensino e Pesquisa
A DIREITO SP oferece a todos os alunos a Bolsa Mario Henrique Simonsen de Ensino e Pesquisa. O benefício corresponde ao valor integral das mensalidades de um semestre letivo, podendo ser renovada até atingir o limite máximo de quatro semestres (24 meses). As instruções para a solicitação da bolsa estão disponíveis no site http://cacr.fgv.br/sp/pos/direito/mestrado.
Cronograma do Processo Seletivo:
06/09/2013  – Final do período de inscrições e entrega da documentação;
16/09/2013 – Divulgação da lista de inscritos e dos dispensados da prova de inglês;
29/09/2013 – Provas de língua inglesa e conhecimentos específicos;
25/10/2013 – Divulgação dos candidatos convocados para a entrevista;
04 a 06/11/2013 – Realização das entrevistas;
29/11/2013 – Divulgação dos aprovados no Processo Seletivo e beneficiados com a Bolsa Mário Henrique Simonsen;
06/12/2013 – Matrícula.

Mais informações: 11 3799 2221

prezados, gostaria de saber se os documentos requeridos precisam ser entregues pessoalmente ou podem ser enviados via fax. ocorre que moro em recife e ficaria um tanto inviável ir a são paulo somente para entregrar a documentação. desde já,grata pela atenção e pela solicitude.

Cara Larissa, a entrega desses documentos na CACR poderá ser realizada pessoalmente, por portador ou pelo correio (SEDEX), no endereço indicado no Manual do Candidato, que pode ser acessado em: http://cacr.fgv.br/sites/cacr.fgv.br/files/manual/Manual-MD-02-2014.pdf Um abraço.