Núcleo de Mercados Financeiro e de Capitais da FGV Direito SP publica pesquisa sobre processos da CVM

23/07/2021

Um banco de dados formado por todos os processos administrativos sancionadores julgados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e todas as decisões de realização de termos de compromisso ao longo do ano de 2020. Este é o resultado da pesquisa Além do Números da CVM: Enforcement no Mercado de Capitais brasileiro 2020, realizada pelo Núcleo de Estudos em Mercados Financeiro e de Capitais (MFCap) da FGV Direito SP.

O trabalho teve o objetivo de identificar a agenda punitiva e a coerência do regulador em casos similares – seja na punição ou absolvição, seja na definição da dosimetria da pena. Também buscou realizar a análise comparativa de fundamentos e instrumentos regulatórios diferentes para situações fáticas, comparando os resultados da via consensual (com termos de compromissos) e a escolha pela via punitiva com julgamento de processos administrativos sancionadores.

De acordo com a professora Viviane Müller Prado, coordenadora do MFCap, com o passar do tempo e o crescimento do banco de dados, ficará cada vez mais possível comparar posicionamentos, identificar oscilações da agenda punitiva e acompanhar a verificação da construção da nova dosimetria da pena. O objetivo final, segundo ela, é gerar conhecimento sobre a atuação da CVM e sua capacidade de cumprir o mandato legal de proteção de investimentos, bem como de manutenção de um mercado justo, eficiente e transparente.

O relatório aponta, por exemplo, que houve uma sensível queda no volume de julgamentos em 2020 em relação a 2019, além de uma redução no valor das multas aplicadas de R$ 1,04 bilhão em 2019 para R$ 880 milhões em 2020.

Acesse as versões em português e inglês do relatório nos links abaixo.

Além dos Números da CVM: Enforcement no Mercado de Capitais brasileiro 2020Beyond the Regulator’s Data:

Enforcement on the Brazilian Capital Market

Saiba mais sobre o Núcleo de Mercados Financeiro e de Capitais da FGV Direito SP

Alto contraste