Perguntas Frequentes COVID-19

20/03/2020[Atualizado em: 25/03/2020 - 18:52]

1. A FGV está fechada?

A partir de 20 de março, não haverá mais atividades presenciais na FGV Direito SP. Com a finalidade de diminuir o risco de contaminação em nossa comunidade e preservar a saúde de todos, os prédios da Rua Rocha encontram-se fechados. As atividades acadêmicas estão sendo vertidas para o ambiente virtual e o atendimento ocorrerá exclusivamente a distância. Lembramos que solicitações de serviços podem ser feitas via Aluno Online e dúvidas podem ser esclarecidas por e-mail.

2. As aulas serão canceladas?
Não. As aulas dos cursos de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu foram suspensas entre 16 e 22 de março e serão retomadas virtualmente a partir de 23 de março. As aulas do FGV LAW foram suspensas entre 13 e 29 de março e serão retomadas virtualmente em 30 de março.

3. Por quanto tempo serão ministradas aulas virtuais?
A FGV acompanhará permanentemente a evolução do CORONAVIRUS (COVID-19) no Brasil. As aulas virtuais serão ministradas por prazo indeterminado até que as autoridades competentes considerem seguro e adequado o retorno das aulas presenciais, o que será informado através do site da FGV, e-mail e eClass.

4. Qual ferramenta será usada para as aulas virtuais? Haverá algum custo para o aluno?
A FGV usará o eClass e o Zoom, que permitem a integração entre os docentes e os alunos. Não há custo adicional para o aluno. O aluno poderá baixar gratuitamente o Zoom para seu smartphone, tablet e/ou laptop. É importante que tenha câmera, microfone e uma conexão de internet estável.

5. Os professores estão sendo treinados para ministrar as aulas virtuais?
Sim. Entre os dias 16 e 29 de março estamos promovendo o treinamento dos professores dos diversos programas, tanto na utilização das ferramentas como na aplicação das técnicas de ensino à distância.

6. Haverá mudança nos dias e horários das aulas?
Não. As aulas virtuais serão nos mesmos dias e terão início nos mesmo horários das aulas presenciais. Os horários de intervalo serão ajustados com os professores.

7. Haverá controle de frequência das aulas virtuais?
Sim. Os professores realizarão o controle de presença com as ferramentas disponíveis na plataforma. Dificuldades técnicas não acarretarão prejuízos para os alunos.

8. As provas serão realizadas online?
Sim. O programa verificará a melhor forma para aplicação das avaliações.

9. Os alunos poderão frequentar a FGV para usar as salas de estudos e a Biblioteca?
Todas as atividades presenciais estão suspensas na FGV Direito SP. Inúmeras bases de dados e periódicos estão disponíveis online. Caso não tenha acesso remoto ao que precisa, entre em contato com a Biblioteca por meio dos canais de atendimento informados no site e pelo Fale Conosco.

10. A FGV Direito SP teve algum caso confirmado?
Até o momento de conclusão deste documento, não. Recebemos informação sobre 4 casos onde há suspeita, mas não confirmação. É importante destacar que eventuais casos confirmados devem ser comunicados às secretarias dos cursos. Assegurado o sigilo da identidade, as informações necessárias serão transmitidas à comunidade.

11. Como ficam as defesas de trabalhos de cursos e dissertações?
As coordenadorias de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu entrarão em contato para orientações, mas o calendário está mantido e elas serão feitas por meio de plataforma virtual.

12. Os processos seletivos estão paralisados?
No presente momento o único processo seletivo em andamento é do FGV LAW. As eventuais entrevistas serão realizadas em meio remoto.

13. Por qual motivo a FGV optou por ministrar aulas virtuais e não suspender as aulas?
Trata-se de uma medida temporária e emergencial para que os alunos não sejam prejudicados com a suspensão das aulas. A reposição de aulas depende de flexibilidade de agenda dos alunos para comparecerem à Escola em períodos, datas e horários não previstos inicialmente.

14. Eventos, conferências, seminários e grupos de estudos estão mantidos?
Todas essas atividades presenciais foram canceladas até o final de abril. A coordenação de cada uma dessas atividades informará caso as mesmas venham a ocorrer em meio virtual.

Temos plena consciência dos esforços que vêm sendo despendidos por todos no enfrentamento dessa situação excepcional. A transição para o ambiente virtual certamente imporá algumas dificuldades que serão superadas se tivermos paciência, determinação e muita comunicação. Assim, insistimos que todos que tenham dúvidas ou dificuldades nos procurem.

Graduação - secretaria.direitosp@fgv.br

Mestrado Profissional - mpro.direitosp@fgv.br