Pesquisa da FGV Direito SP identifica como regras do jogo político-eleitoral impactam candidaturas de mulheres

13/11/2020[Atualizado em: 13/11/2020 - 14:21]

Historicamente excluídas dos espaços de poder, mulheres ainda são minoria nas Casas Legislativas brasileiras. Para entender por que isso acontece, a pesquisa Democracia e Representação nas Eleições de 2018: campanhas eleitorais, financiamento e diversidade de gênero, realizada pela FGV Direito SP em parceria com o CEPESP/FGV, teve por objetivo entender como as regras formais e informais do jogo político-eleitoral impactam a inserção de mulheres na política institucional. A partir do estudo das cotas de candidaturas por gênero, das normas de financiamento eleitoral, do uso de redes sociais em campanhas eleitorais e das trajetórias e capitais políticos de deputadas e deputados federais, os resultados mostram que ainda há diversos obstáculos a serem superados para a inclusão de mais mulheres na política, com vistas a construir um sistema político mais justo e democrático.

Uma das formas encontradas para divulgar os resultados da pesquisa foi a criação de três vídeos animados. Os vídeos apresentam alguns dos achados mais relevantes sobre as eleições de 2018: (i) as normas de financiamento eleitoral e as desigualdades de gênero e raça na distribuição de recursos de campanha; (ii) o uso de redes sociais, mais especificamente do Facebook, por candidatas que concorreram ao cargo de deputada federal; e (iii) os capitais políticos de deputadas e deputados federais eleitos em 2018.

Essa forma de transmitir os resultados da pesquisa foi pensada para tornar o conhecimento mais acessível, tanto no que se refere à linguagem utilizada quanto à sua forma de disseminação, ultrapassando os espaços da academia. Neste formato, os achados são apresentados de forma visualmente interessante e podem ser mais facilmente compartilhados por meio das redes sociais e outros espaços online, com o intuito de alcançar um número ainda maior de pessoas.

Assista aos vídeos clicando nos links abaixo:

Redes sociais – Pesquisa Democracia e Representação nas Eleições de 2018: campanhas eleitorais, financiamento e diversidade de gênero

Financiamento Eleitoral – Pesquisa Democracia e Representação nas Eleições de 2018: campanhas eleitorais, financiamento e diversidade de gênero

Capitais Políticos – Pesquisa Democracia e Representação nas Eleições de 2018: campanhas eleitorais, financiamento e diversidade de gênero

Acesse o LIVRO para saber mais sobre os resultados da pesquisa