Professora da FGV Direito SP debate reforma tributária no Banco Mundial

10/05/2019

Vanessa Rahal Canado, professora de Direito Tributário da FGV Direito SP, foi convidada para participar da Conferência Value-Added of Value-Added Taxes promovido pelo Banco Mundial nos dias 9 e 10 de maio.

Vanessa participou da mesa sobre o papel de formuladores de política pública nas reformas tributárias, com o ministro das Finanças da Colômbia, Jesús Antonio Bejarano Rojas, Samuel Mulenga, economista sênior e pesquisador da Zambia, e Miryam Yepes Salazar, diretor de Economia, Inteligência e Otimização de Tributos do Ministério da Economia do Peru.

“Participar de um evento desta envergadura é um marco importante no momento que o Brasil está passando, quando estamos debatendo qual a reforma tributária o Brasil vai escolher para destravar a agenda de investimentos e simplificar a sua estrutura tributária”, explica a professora.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, apresentou nos últimos dias o Projeto de Reforma Tributária desenhado pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), coordenado pelo economista Bernard Appy e pelos professores da FGV Eurico de Santi, Nelson Machado e Vanessa Canado.

A proposta pretende unificar o ICMS, o ISS, o IPI, o PIS e a Cofins em um único imposto, denominado IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), com uma alíquota única válida para todos os produtos e serviços.