Professora da FGV Direito SP participa de audiência pública sobre HC coletivo no STF

10/06/2021

As professoras Eloísa Machado de Almeida (FGV Direito SP) e Bruna Angotti (Mackenzie) apresentarão pesquisa sobre habeas corpus coletivo em audiência pública no Supremo Tribunal Federal, convocada pelo Ministro Gilmar Mendes.

A pesquisa tem sido conduzida pelas professoras ao longo de 2021 e reúne dados sobre a implementação, no âmbito do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, do habeas corpus coletivo 143.641, que beneficiou mulheres gestantes ou mães, julgado em 2018 pelo STF. As professoras foram, também, advogadas no caso, pelo Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu).

Na audiência pública, as professoras apresentarão dados relativos ao monitoramento do cumprimento do habeas corpus coletivo nº 143.641 no âmbito dos tribunais superiores e uma análise das decisões proferidas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal em relação à aplicação da substituição da prisão preventiva em domiciliar às mulheres gestantes, puérperas e mães de crianças até 12 anos ou de pessoas com deficiência, entre 2010 e 2020.

A equipe de pesquisa é composta pelas professoras Eloísa Machado (FGV Direito SP) e Bruna Angotti (Mackenzie) e pelas pesquisadoras Luíza Pavan e Ana Clara Mattos (FGV Direito SP) e Isabella Machado (Mackenzie).

A pesquisa é realizada no âmbito do Supremo em Pauta, grupo de pesquisa da FGV Direito SP que, desde 2012, se dedica à análise do Supremo Tribunal Federal, e do Programa de Introdução à Pesquisa, da Coordenadoria de Prática Jurídica e Atividades Complementares da FGV Direito SP.

A audiência pública acontecerá no dia 14 de junho, das 9h às 19h, e será transmitida pelos canais da TV Justiça.