Revista Direito GV 39 traz coletânea sobre Direito e corrupção sistêmica

03/01/2022

Quais são as promessas e os desafios do uso do Direito para coibir a corrupção sistêmica? Este foi o tema de um simpósio realizado por um grupo interdisciplinar formado por acadêmicos da FGV Direito SP, da Universidade de Nova Iorque e da Universidade de Toronto em agosto de 2020. Agora, os resultados dessa reflexão estão compilados em duas publicações: um número especial da Revista Direito GV, disponível AQUI, e uma edição especial do University of Toronto Law Journal.

Tendo como pano de fundo a Operação Lava Jato, uma das maiores investigações de corrupção da história mundial, os seis artigos publicados na Revista Direito GV suscitam debates sobre o papel do Direito e especialmente do Direito Penal no combate à corrupção sistêmica, seus limites e consequências políticas e jurídicas.

A coletânea inicia com a caracterização do problema da corrupção sistêmica, avança nas diferentes respostas jurídicas nacionais e transnacionais possíveis e em outras alternativas de enfrentamento disponíveis, bem como nos esforços de avaliar e aprender com a experiência da Lava Jato.

Os autores dos artigos apresentados na coletânea são Kevin E. Davis, da New York University; Mariana Mota Prado, da University of Toronto, Matthew M. Taylor, da American University; Luciano Da Ros, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Paul Lagunes, da Columbia University; Gregory Michener, da FGV EBAPE; Fernanda Odilla, da Università di Bologna; Breno Pires, do jornal O Estado de S. Paulo; Elizabeth Acorn, da University of Toronto; Vivian Pereira Ferreira, da Universidade de São Paulo (USP) e Raquel de Mattos Pimenta e Otavio Venturini, da FGV Direito SP.