Segunda turma do WoMENTOR conecta profissionais, alunas e ex-alunas

10/09/2020[Atualizado em: 10/09/2020 - 14:37]

A Coordenadoria de Prática Jurídica da FGV Direito SP promoveu no início de setembro o encontro de abertura da segunda turma do WoMENTOR – Programa de Mentoria para Mulheres, possibilitando a interação das 48 duplas de mentoras e mentoras, que terão uma agenda de encontros e conversas ao longo desse semestre.

O evento contou com a presença das professoras e advogadas Amanda Athayde e Leonor Cordovil, também fundadoras da rede Women in Antitrust. Elas dividiram com as participantes do programa um pouco sobre suas carreiras no mercado jurídico nas esferas pública e privada, abordando especialmente o desafio de atuarem em espaços ainda predominantemente masculinos. As convidadas também falaram para as 74 mulheres que participaram do encontro sobre a importância de se ter uma rede de apoio feminina sólida e contaram sobre experiências vivenciadas e dicas pessoais de como se posicionar diante dos desafios e entraves que a trajetória profissional apresenta as mulheres.

De acordo com Camila Nicodemo, supervisora de estágios e orientação profissional da Coordenadoria de Prática Jurídica, o objetivo do WoMENTOR é oferecer um espaço e uma rede de apoio sobre carreira e vida profissional para as mulheres da FGV Direito SP, integrando e aproximando alunas, ex-alunas, professoras e funcionárias. Segundo ela, a iniciativa surgiu com uma inquietação das egressas Fernanda Teodoro, Rafaella Monesi e Maria Alice Camiña, que desejavam dar prosseguimento ao ambiente acolhedor e à troca de experiências que a escola proporciona às alunas, numa espécie de continuidade à rede formada pelos tradicionais coletivos de estudantes que atuam durante a vida acadêmica dos graduandos.

O WoMENTOR foi inaugurado em março deste ano e, em sua primeira edição, teve a participação de 37 duplas de mentoras e mentoradas. O programa é aberto a alunas e ex-alunas dos programas de Graduação e Pós-Graduação e a funcionárias da escola.