Semana de abertura do Mestrado e Doutorado Acadêmico da FGV Direito SP debaterá pesquisas em Direito e Desenvolvimento

19/02/2021[Atualizado em: 23/02/2021 - 16:30]

A FGV Direito SP realiza entre os dias 1º e 5 de março uma semana de eventos para divulgar e debater agendas e resultados de pesquisas no campo do Direito e Desenvolvimento. Os webinars fazem parte da Semana de Abertura do Mestrado e Doutorado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da FGV Direito SP, que inaugura o ano letivo do programa em 2021.

Os eventos, organizados pela coordenadora do programa, professora Marta Machado, e pela doutoranda Larissa Margarido, reunirão membros do corpo docente e discente do programa e convidados(as) especiais – entre eles, o professor emérito da University of Wisconsin-Madison, David Trubek, um dos primeiros teóricos do campo do Direito e Desenvolvimento e distinguished sênior global fellow da FGV Direito SP. Trubek debaterá seu projeto de pesquisa mais recente, que aborda o legalismo autocrático em perspectiva comparada, em um evento que contará com a participação de docentes da FGV Direito SP e de pesquisadoras internacionais como Helena Alviar, professora na SciencesPo Law School.

Entre outros temas, os eventos abordarão questões de direito e governança global, acesso à justiça, direito antidiscriminatório, direito público e desenvolvimento, direito e gênero, movimentos sociais, além dos desafios da profissionalização da pesquisa em direito. A diversidade temática dos eventos da semana de abertura do Mestrado e Doutorado Acadêmico da FGV Direito SP é representativa da produção do programa nas suas duas linhas de pesquisa: “Direito dos Negócios e Desenvolvimento Econômico e Social” e “Instituições do Estado Democrático de Direito e Desenvolvimento Político e Social”.

Estão programados, também, os lançamentos do livro “Direito e Mobilização Social”, da Série “Direito e Desenvolvimento” da FGV Direito SP, que reúne artigos de discentes e docentes da escola, e da coletânea sobre “Racionalidade Penal Moderna” (Almedina, 2020), que contará com a participação dos(as) organizadores(as) e autores(as), além do professor homenageado Alvaro Pires, da Canadian Research Chair in Legal Traditions and Penal Rationality (Universidade de Ottawa), autor inescapável aos estudos sobre armadilhas e possibilidades de inovação na justiça criminal.

A Semana de Abertura do Mestrado e Doutorado Acadêmico da FGV Direito SP se encerrará com uma aula magna conduzida pela professora Mariana Pargendler, que terá como tema central sua premiada pesquisa “The Grip of Nationalism on Corporate Law”. O estudo foi premiado com o 2020 Cleary Gottlieb Steen Hamilton Prize, pelo renomado European Corporate Governance Institute (ECGI), principal organização acadêmica dedicada à governança corporativa do mundo, como melhor trabalho da área do direito publicado em sua série, em 2019. A professora Mariana foi a primeira estudiosa do Sul Global a receber tal reconhecimento, e a segunda mulher a receber sozinha o prêmio

Veja a programação completa do evento no link Webinar | Semana de Abertura do Mestrado e Doutorado Acadêmico da FGV Direito SP e faça sua inscrição. Após o cadastro, os inscritos receberão o endereço do evento por e-mail. Os eventos serão transmitidos pelo Canal da FGV no Youtube.