Notícias

Sete em cada dez brasileiros não confiam na polícia; aponta ICJBrasil

Dados foram apresentados na 7ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

De acordo com o Índice de Confiança na Justiça (ICJBrasil), realizado pelo Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (CPJA/DIREITO SP), 70,1% da população não confia no trabalho das diversas polícias do País.

Os dados foram apresentados na 7ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que mostra que a insatisfação com a polícia cresceu 8,6% entre o primeiro semestre de 2012 e o primeiro semestre de 2013.

O ICJBrasil procura retratar sistematicamente, a cada trimestre, a confiança da população no Poder Judiciário. A cada três meses, são entrevistadas 1.650 pessoas de oito unidades da federação: Amazonas; Bahia; Pernambuco; São Paulo; Minas Gerais; Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O estado onde os entrevistados indicaram maior satisfação com a Polícia Militar é a Bahia com 54%, enquanto Distrito Federal e Pernambuco apresentam os entrevistados menos satisfeitos, com 27%. A Bahia também lidera a aprovação das ações da Polícia Civil com 50%. Já Pernambuco apresenta 25% de satisfação.

Segundo o estudo, a credibilidade da polícia está mais próxima dos partidos políticos (95,1% dos brasileiros afirmam que não confiam em legendas políticas) do que das Forças Armadas - instituição que a população julga mais confiável, com apenas 34,6% de rejeição.

O ICJBrasil é coordenado pela professora Luciana Gross Cunha, tendo como pesquisadores Luciana de Oliveira Ramos e Gabriel Hideo Sakai de Macedo, ambos da DIREITO SP, Fabiana Luci Oliveira (FS /UFSCAR), Rodrigo de Losso Silveira Bueno (FEA/USP) e Joelson Oliveira Sampaio (FEA/USP e FGV).