Notícias

8º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet discutirá a necessidade de estimular um ambiente digital seguro, ético e responsável

Evento acontece em 25 de outubro de 2023, na capital paulista. Temas sobre políticas públicas habilitadoras da educação digital e acessibilidade; e proteção contra abusos e violações sexuais na rede e jogos online estarão em debate.

Acontece no dia 25 de outubro, em São Paulo, o 8º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet. Nesta edição, serão discutidos assuntos como políticas públicas habilitadoras da educação digital e acessibilidade e proteção contra abusos e violações sexuais na rede e jogos online. Promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o evento conta com a correalização do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, do Instituto Alana e da Safernet Brasil.

Criado com o intuito de abordar temas que auxiliem na promoção de um ambiente online responsável, ético e seguro para o público infanto-juvenil, o simpósio tem como alvo pais, responsáveis, educadores, coordenadores, dirigentes escolares e quaisquer profissionais que buscam informações e orientações sobre o papel de escolas, empresas, governos, famílias e sociedade na educação, orientação e segurança de jovens para o uso da internet.

“Ao longo de seus oito anos de existência, o evento se consolidou como um importante espaço de diálogo sobre desafios e oportunidades que a internet pode oferecer às crianças e aos adolescentes. Buscamos envolver atores de diferentes áreas e promover debates amplos e plurais”, enfatiza Raquel Gatto, gerente da Assessoria Jurídica do NIC.br.

Keynote desta edição, Isabella Henriques, diretora executiva do Instituto Alana, abordará as múltiplas infâncias no ambiente digital, e terá como debatedora uma das idealizadoras do evento, Kelli Angelini. “Atualmente a fruição de muitos dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes passa pelo acesso ao ambiente digital, na medida em que o direito à educação, à socialização, ao brincar, à liberdade de expressão e, até mesmo à saúde, entre outros, têm sido, cada vez mais, exercidos nesse espaço. Daí a necessidade de garantirmos um acesso significativo e de qualidade para que todas as crianças e todos os adolescentes possam usufruir das inúmeras oportunidades que o ambiente digital pode promover, estando protegidas dos riscos envolvidos, como, por exemplo, a exposição à violência, o abuso, a violação de sua privacidade e proteção de dados, a exploração comercial e o uso excessivo ou inadequado. Sabemos que maiores vulnerabilidades na vida off-line estão relacionadas a maiores vulnerabilidades no mundo on-line, por isso é responsabilidade de todos nós, não só das famílias, mas também da iniciativa privada e do poder público, garantir que o ambiente digital possa contribuir para o desenvolvimento integral para as múltiplas infâncias e adolescências”, afirma Isabella.

Segundo Marina Feferbaum, coordenadora do CEPI da FGV Direito SP, o encontro é extremamente relevante ao promover o diálogo multisetorial para um desafio urgente da sociedade. “Debater o uso responsável da internet por crianças e adolescentes é crucial para se construir um futuro digital mais seguro, ético e intelectualmente crítico voltado para o letramento digital”, diz.

O evento terá quatro painéis: “Políticas públicas e educação digital de crianças e adolescentes”; “Proteção de crianças e adolescentes contra abusos e violações sexuais na Internet”; “Crianças e Adolescentes com deficiência ou mobilidade reduzida na Internet: O que devemos fazer para uma Internet mais acessível?”; e “Crianças e adolescentes nos Jogos Online: oportunidades e riscos”.

Neste ano, a novidade será a participação de jovens e adolescentes em um espaço de diálogo que trará protagonismo e oportunidade de fala ao grupo em um momento elaborado, criado e desenvolvido em colaboração com eles.

"A pesquisa TIC Kids, ao longo dos anos, tem mostrado que crianças e adolescentes estão acessando a internet cada vez mais cedo e por diferentes dispositivos. Corroborando com esta informação, a Safernet tem recebido dados de que denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil vêm aumentando significativamente desde 2019. A educação para o uso seguro, saudável e cidadão da internet é fundamental para evitar que as crianças sejam vítimas de todas as formas de violência nos ambientes digitais", afirma o presidente da Safernet, Thiago Tavares.

Os novos indicadores da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2023, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), também serão apresentados em primeira mão durante o encontro. De forma inédita, o estudo, que é realizado desde 2012, trará indicadores e evidências sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil em 2023. 

Saiba mais

8º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet

Onde: Hotel Pestana - Rua Tutóia, 77 - Jardins - São Paulo/SP

Quando: Quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Horário: das 8h às 19h

Inscrições gratuitas: https://criancaseadolescentesnainternet.nic.br/

Transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=qu1DcIbIuL4&list=PLQq8-9yVHyOZErkoK_8FkNn1M1wKmULW6