Notícias

Alumni da FGV Direito SP participa de reunião do conselho ministerial da OCDE

Pedro Guerra defendeu a necessidade de se criar reservas nacionais em bitcoins em painel que reuniu representantes de governos e iniciativa privada de países latino-americanos.

O ex-aluno da Graduação da FGV Direito SP Pedro Guerra, que é chefe de gabinete da Vice-Presidência da República e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, sob a chefia do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, participou da reunião de conselho ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ocorreu em Paris nos dias 3 e 4 de junho.

Guerra esteve no painel que reuniu representantes de governos e iniciativa privada dos países da América Latina para um debate sobre medidas que podem impulsionar a atração de investimentos e ampliar o comércio na região. Na reunião, ele defendeu a importância de se começar a pensar sobre a constituição de reservas nacionais em bitcoin.

Segundo Guerra, o bitcoin possui externalidades positivas significativas e pode ser compreendido como uma espécie de bem público, com vantagens diferentes em relação às moedas fiduciárias. “Uma reserva estratégica de bitcoins poderia reduzir a dívida pública, liberando recursos para inovação, capacitação de trabalhadores, infraestrutura e desenvolvimento de energia sustentável, adaptados ao contexto de cada nação”, diz. Como integrante da delegação brasileira, ele ainda acompanhou duas sessões temáticas que debateram temas de inteligência artificial.

Pedro Guerra é alumni da Graduação da FGV Direito SP formado em 2011.