Pedro Henrique Giocondo Guerra, alumni da Graduação da FGV Direito SP, participou de encontro com o presidente recém-eleito da Indonésia, Prabowo Subianto, no contexto do G20, em 17 de novembro. Guerra representou o vice-presidente da República e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, em encontro que contou com a participação de empresários indonésios de diversos setores, como energia, celulose e infraestrutura, e executivos de grandes empresas brasileiras, como Embraer e Vale.
“O recém-eleito governo indonésio expressou grande interesse em cooperar em ao menos quatro áreas que são também prioridade para o Brasil: segurança alimentar, defesa, aviação civil e agregação de valor de minerais estratégicos. Além disso, a Indonésia expressou vontade de ingressar, o mais rápido possível, no BRICS”, explica.
A Indonésia é, desde 2008, a única parceira estratégica do Brasil no Sudeste asiático. Além disso, sedia, em Jacarta, a Associação Nacional do Sudeste Asiático (Asean), importante bloco econômico, que reúne 10 países da região que tem como característica economias bastante dinâmicas.