Alunas e alunos do primeiro ano da Graduação da FGV Direito SP estiveram na Câmara Municipal de São Paulo nesta terça-feira, 22 de outubro, para uma conversa com profissionais de diferentes áreas de atuação no Direito. O encontro fez parte das atividades da disciplina Imersão em Formação Extensionista, que integra a Semana de Imersão pedagógica da FGV Direito SP, ministrada pelas professoras Luciana Ribas, Cassia Nakano e Clio Radomysler.
O evento foi realizado no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal e contou com a mediação da professora Luciana Ribas e participação do procurador da Câmara Municipal Paulo Augusto Baccarin, da juíza federal Luciana Ortiz Zanoni, da defensora pública Surraily Fernandes Youssef e do promotor Eduardo Dias. Durante o encontro os(as) estudantes ouviram relatos sobre as trajetórias pessoais e carreiras dos participantes, que também abordaram temas sobre o papel do Direito público.
Paulo Augusto Baccarin, procurador da Câmara Municipal, iniciou o evento contextualizando seu trabalho desenvolvido pela Procuradoria na Assessoria Legislativa e sua participação no processo de estruturação da carreira. Já Luciana Ortiz Zanoni, Surraily Fernandes Youssef e Eduardo Dias abordaram a relevância das carreiras públicas, os dilemas de seus cotidianos de trabalho e as questões éticas e sociais envolvidas. Os convidados, que tiveram atuação real em casos anteriormente explorados em sala de aula pelos alunos, compartilharam suas trajetórias acadêmicas e profissionais, destacando as atribuições de suas instituições, os principais desafios enfrentados e as possibilidades oferecidas por suas respectivas áreas de atuação. Ao final, disponibilizaram momento dedicado a responder dúvidas de estudantes.
O evento demonstrou a relevância das extensões universitárias enquanto canais de diálogo entre instituições de ensino superior e sociedade, contato que proporciona o desenvolvimento de habilidades indispensáveis nas carreiras jurídicas, como autonomia, sensibilidade e criticidade.
A disciplina Imersão em Formação Extensionista tem o objetivo de complementar o desenvolvimento acadêmico de alunos e alunas da Graduação com a formação extensionista e permitir a correlação entre esta prática e as atividades de ensino e pesquisa presentes na grade curricular desenvolvida no decorrer do curso. No contexto da graduação em Direito, a extensão tem o papel de ampliar a percepção dos(as) estudantes a respeito da prática jurídica para além do Poder Judiciário, considerando que o Direito está presente nas três esferas de poder, além do setor privado e entidades do terceiro setor (ONGs).