O livro “Resiliência e deslealdade constitucional – uma década de crise”, organizado pelo professor de Direito constitucional Rubens Glezer e pela pesquisadora Ana Laura Barbosa, ambos da FGV Direito SP, foi selecionado entre os dez semifinalistas da categoria Direito do Prêmio Jabuti Acadêmico, dedicado a contemplar os melhores livros em várias categorias científicas.
Lançada pela editora Contracorrente, a obra reúne análises de especialistas dedicadas à conjuntura política e democrática do Brasil ao longo dos últimos dez anos, com um olhar atento e específico para o diagnóstico da “resiliência” da Constituição de 1988, realizado por Oscar Vilhena Vieira e outros autores em 2013.
“O contexto político brasileiro da última década foi repleto de desafios, desde junho de 2013 até as eleições conturbadas de 2022”, explicam os autores. “O livro revisita a noção de “resiliência constitucional” proposta na obra de Oscar Vilhena Vieira, professor de Direito constitucional da FGV Direito SP, explorando minuciosamente as questões de desenho institucional à luz dos eventos recentes. O desafio de manter a lealdade constitucional em meio à turbulência política é central para esta obra”, complementam.
Mais do que uma análise retrospectiva, o livro se apresenta como uma contribuição significativa para o debate contemporâneo sobre a Constituição de 1988 e o futuro da democracia brasileira.
Nas palavras de Oscar Vilhena, “o compromisso acadêmico, inteligência e integridade desses pesquisadores, que combina sofisticada reflexão teórica com cuidadosa pesquisa empírica, tem contribuído muito para qualificar nosso debate constitucional. Para mim, tem sido um enorme privilégio trabalhar e aprender com ambos”.
A lista total de todos os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico pode ser acessada aqui.