O Centro de Assistência Jurídica Saracura (CAJU Saracura) da FGV Direito SP lançou o primeiro volume da Revista Acadêmica CAJU, com artigos analisando temas de Acesso à Justiça e Direito Penal.
O editorial produzido por Matias Falcone e Pedro Krassuski Fonseca, dois alunos profundamente envolvidos na criação do CAJU, recupera um pouco a trajetória das motivações para a estruturação de uma área na escola voltada para prestar serviços jurídicos à comunidade e à região do Bexiga e Bela Vista, onde fica localizada a FGV Direito SP.
Os artigos são de autoria de Matias Falcone, Amanda Carolina Silva Vinci, João Pedro Drummond, Maria Luísa Basile Palermo, Thomás Danelon, Thiago Henrique Cavalcanti Santos. A revista contou com a colaboração de Gabriela Alves Meira, João Pacheco da Cunha, Pedro Krassuski Fonseca, Rodrigo Cuellar Bockmann Moreira, Sofia Almeida Nishioka, Valentina Beyruth; e as professoras Luisa Moraes Ferreira e Maria Cecília de Araújo Asperti compuseram o comitê editorial.
Fundado em 2019, CAJU Saracura (Centro de Assistência Jurídica - FGV) é uma iniciativa dos alunos do curso de Direito da FGV São Paulo que oferece assistência jurídica gratuita para a população vulnerável. O objetivo principal da entidade é a democratização do acesso à justiça por meio do oferecimento de auxílio aos assistidos para conhecer seus direitos e defendê-lo.
O serviço oferecido pelo CAJU prioriza os residentes da região da Bela Vista e do Bixiga, mas está disponível para toda a cidade de São Paulo. A atuação nos casos é feita pelos membros do CAJU em parceria com orientadores, advogados formados e especializados.
A revista é uma iniciativa da gestão de 2024, que buscando celebrar os 5 anos da entidade, quis organizar uma coletânea de artigos relacionados com os temas de direito mais relacionados com a atuação do CAJU e os seus valores. Esta revista é o resultado do esforço de diversas pessoas que permitiram que este projeto ousado se realizasse.