Notícias

Centro Acadêmico da FGV Direito SP reúne estudantes de escolas públicas e bolsistas de particulares para apresentar formas de ingresso e modalidades de bolsas para a Graduação

Iniciativa parte da ideia de que a busca pela diversidade no corpo discente da Escola é fundamental para o enriquecimento da comunidade acadêmica e para a existência de um ambiente acadêmico livre e vigoroso. 

No último sábado, 5 de outubro, o Centro Acadêmico Direito GV, que representa os estudantes da Graduação da FGV Direito SP, organizou o evento “Democratizando a FGV Direito SP e Somando Diversidades”. O encontro reuniu estudantes e egressos de escolas públicas e de colégios particulares que completaram o ensino fundamental e médio com bolsa integral, com o objetivo de apresentar as diversas formas de ingresso na Graduação em Direito da FGV Direito SP, além das bolsas de estudo disponíveis.

A iniciativa partiu de alunos e alunas da FGV Direito SP, engajados na área de Permanência do Centro Acadêmico, com a visão de que a diversidade entre os estudantes é essencial para o enriquecimento da comunidade acadêmica e para o fortalecimento de um ambiente plural e dinâmico. Esse é também um compromisso da Escola, que, além de oferecer diferentes modalidades de bolsas, instituiu, no ano passado, o Vestibular por Demanda Social e Diversidade (DSD), reforçando seu papel de promoção da inclusão e da equidade no ensino jurídico.

Vestibular DSD

O Vestibular DSD busca ampliar a diversidade no corpo discente da Escola, funcionando como uma importante ação afirmativa. Inspirado pela legislação brasileira — como a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) —, o processo seletivo visa mitigar desigualdades históricas, especialmente as causadas por exclusão social e racismo. Com esse vestibular, a FGV Direito SP reafirma seu compromisso com a educação de excelência para grupos historicamente discriminados em nossa sociedade.

O vestibular é voltado para candidatos que atendam aos mesmos requisitos do Vestibular regular, mas que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou em escola privada com bolsa integral concedida por critérios socioeconômicos, além de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Durante o evento, a professora Maria Cecília Asperti ofereceu uma aula sobre acesso à Justiça, destacando a metodologia de ensino participativo da Escola. Também foram apresentados o Coletivo de Bolsistas e a Associação Endowment, que oferece bolsas-manutenção para estudantes bolsistas, além do Cursinho FGV e do Centro de Assistência Jurídica Saracura (CAJU), ambos projetos de extensão da Graduação, voltados ao apoio a estudantes de baixa renda e à assistência jurídica gratuita.

O encontro também contou com a presença do professor Roberto Dias, coordenador da Graduação, que, ao lado de alunos e alunas bolsistas, compartilhou experiências e vivências na Escola.

A Coordenadoria de Diversidade e o Comitê de Diversidade, representados por Camila Nicodemo e Sergio Rodrigues Jr., também marcaram presença no evento. Eles apresentaram os espaços de escuta e acolhimento dedicados aos estudantes bolsistas, explicando o papel essencial de ambas as instâncias no apoio contínuo à inclusão. Enquanto o comitê tem um papel consultivo, trabalhando em estreita colaboração com a comunidade acadêmica para promover políticas de equidade, a coordenadoria exerce uma função executiva, assegurando que as ações de diversidade e inclusão sejam implementadas de forma eficaz e sustentável na instituição.

Saiba mais sobre a Graduação da FGV Direito SP

Saiba mais sobre as Bolsas de estudo | FGV DIREITO SP

Saiba mais e inscreva-se no Processo Seletivo da FGV Direito SP