O Conselho de Relações com a Comunidade da FGV Direito SP, colegiado formado por representantes da escola, do seu corpo docente e discente e por membros externos, se reuniu pela primeira vez no dia 29 de setembro para debater os impactos da extensão nas atividades externas e internas da escola e formular um plano de trabalho. O conselho faz parte da Coordenadoria Adjunta de Extensão e Relações com a Comunidade (CERC), órgão implementado para gerir o Programa de Extensão da FGV Direito SP, criado em atendimento à Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabeleceu as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira.
O propósito do primeiro encontro do conselho, colegiado responsável pelo aperfeiçoamento contínuo das atividades e projetos de extensão, foi proporcionar que todos os seus membros se conhecessem e pudessem iniciar os trabalhos de responsabilidade do órgão. Na oportunidade, as gestoras da CERC, Cassia Hirai e Luciana Ribas, tiveram a oportunidade de explicar em detalhes a estrutura da coordenadoria e sua relação com o conselho, as atribuições do órgão, as atividades já realizadas e as planejadas que necessitam do apoio dos membros. Uma dessas atribuições é a elaboração de um manual de regras para os fluxos na gestão e registro das atividades de extensão para a graduação e pós-graduação da FGV Direito SP, bem como outros detalhes para contabilização das atividades a partir de 2023.
De acordo com Luciana Ribas, o encontro foi a oportunidade para reunir os esforços comuns das diversas áreas da escola para projetos de impacto social e promover a difusão dos projetos de extensão já realizados na escola para a comunidade interna e externa. Para Cassia Nakano, o colegiado é fundamental para qualificar e dar efetividade ao diálogo entre a escola e a comunidade externa.
Previsto no Regulamento do Programa de Extensão da FGV Direito SP, o Conselho de Relações com a Comunidade conta com representantes de todos os programas da escola (graduação, mestrado e doutorado acadêmicos, mestrado profissional e FGV LAW), com a Coordenadoria de Pesquisa Jurídica Aplicada (CPJA), com o Comitê de Diversidade, representante discente, representantes docentes e três membros externos que representam a comunidade.
A reunião do Conselho de Relações com a Comunidade contou com a participação de Alessandra Benedito (Comitê de Diversidade da FGV Direito SP), Cassia Nakano Hirai (CERC), Diego Barbosa (representante discente), Dimitri Dimoulis (representante docente), Handemba Mutana (representante externo), Josie Jardim (representante externo), Juliana Fabbron Marin Marin (CPJA), Larissa Margarido (Mestrado e Doutorado Acadêmico), Luciana Ribas (CERC), Luciana Zaffalon (representante externo), Maria Cecília de Araújo Asperti (representante docente), Mariana Lins de Carli Silva (FGV LAW) e Roberto Caparroz (Mestrado Profissional).