Notícias

Coordenadoria de Diversidade da FGV Direito SP realiza evento para debater desafios e avanços da inclusão na área jurídica

Os escritórios que investem de forma robusta em diversidade e inclusão vêm observando benefícios diretos no desempenho de seus negócios. Estudos apontam que a presença de uma equipe diversa contribui para uma maior gama de perspectivas, promovendo soluções jurídicas mais inovadoras e adequadas às necessidades de clientes de diferentes perfis.

Esforços pelo aumento da diversidade e inclusão têm ganhado destaque no mercado corporativo, sendo cada vez mais vistas como fatores estratégicos para o crescimento e inovação nos negócios, especialmente em escritórios de advocacia. Com a atenção voltada para este tema, o encontro Caminhos Convergentes: reflexões sobre relações étnico-raciais, gênero e classe, organizado pela Coordenadoria de Diversidade da FGV Direito SP, promoverá uma discussão aprofundada sobre os desafios e avanços da diversidade na área jurídica.

Segundo dados recentes da Análise Advocacia, quase metade (47,8%) dos escritórios de advocacia no Brasil já possuem uma atuação estruturada em diversidade e inclusão. Este número reflete uma mudança significativa na percepção da importância dessas práticas no ambiente jurídico. A pesquisa também revelou que as políticas de diversidade e inclusão nos escritórios focam, sobretudo, em cinco pilares principais: igualdade racial, igualdade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência, diversidade LGBTQIA+ e geração de oportunidades para diferentes faixas etárias (Análise Advocacia, 2024).

Os escritórios que investem de forma robusta em diversidade e inclusão vêm observando benefícios diretos no desempenho de seus negócios. Estudos apontam que a presença de uma equipe diversa contribui para uma maior gama de perspectivas, promovendo soluções jurídicas mais inovadoras e adequadas às necessidades de clientes de diferentes perfis. Além disso, as empresas que apostam na diversidade e inclusão tendem a registrar melhores resultados financeiros, competitividade ampliada e um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo. De acordo com a Análise Advocacia, essas iniciativas ajudam a fortalecer a imagem institucional dos escritórios, o que é relevante para atrair tanto talentos quanto clientes.

As discussões que serão fomentadas com o evento “Caminhos Convergentes” serão uma excelente oportunidade de compartilhamento de boas práticas e de discussão sobre como a diversidade pode ser um motor de crescimento para o setor jurídico, promovendo não só justiça social, mas também resultados de negócios mais sólidos e sustentáveis. O objetivo é aprofundar o debate sobre como essas desigualdades impactam o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho, promovendo reflexões críticas acerca do contexto social atual, sobretudo nas áreas do Direito e da Justiça.

Saiba mais sobre o evento e inscreva-se em Caminhos Convergentes: reflexões sobre relações étnico-raciais, gênero e classe