O aluno de Doutorado da FGV Direito SP, Fabio Lopes Toledo, recebeu menção honrosa no II Prêmio Direitos Humanos, concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs).
O prêmio, denominado Prêmio Lia Zanotta Machado em Direitos Humanos nesta segunda edição, destinou-se a condecorar papers inscritos no 46º Encontro Anual da Anpocs, com o objetivo de incentivar a produção científica no país em temas e questões ligadas aos direitos humanos – como graves violações de direitos humanos, educação para os direitos humanos, políticas de promoção de direitos humanos, cultura da paz e dos direitos humanos, democracia, justiça e cidadania, entre outros –, tanto sob perspectivas teóricas quanto empíricas. A premiação também busca incentivar e promover a difusão de trabalhos de excelência acadêmica e intelectual nesta área do conhecimento.
O artigo de Toledo foi escrito em coautoria com Maria Gorete Marques de Jesus e a Ana Luiza Villela de Viana Bandeira e é denominado “Violência na apreensão em flagrante e a dicotomia do sistema: uma discussão sobre as oitivas informais de adolescentes e as audiências de custódia”. O paper está disponível no link do 46º Encontro Anual da Anpocs.