A edição de número 42 da Revista Direito GV já está disponível com um conjunto de artigos e traduções que abordam temas variados do direito, como direitos humanos, direito empresarial, direito e saúde e funcionamento do sistema de Justiça, entre outros.
O funcionamento do sistema de Justiça é abordado nos artigos “Análise da trajetória dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF): insulamento ou presidencialismo de coalizão?”, de autoria de Theófilo Codeço Machado Rodrigues; “Um estudo empírico dos fatores preditivos da autocomposição”, de Hugo Freitas Reis e Fabiano Teodoro Lara; e “O voto do relator vale mais? Ancoragem em julgamentos colegiados”, de Mártin Barcellos Gawski, Priscila Goergen Brust-Renck e Eduardo Scarparo.
O tema dos direitos humanos é abordado nos artigos “Proibição de discriminação em razão da raça e da origem étnica no contexto europeu, em especial na relação laboral“, de autoria de Susana Sousa Machado; “A divulgação de práticas corporativas voltadas para a inclusão da população LGBTI“, de Beatriz de Araújo Régio, Rafael Vieira de Alencar e Marcelle Colares Oliveira; “Autoafirmação racial de jovens negras no projeto Abaetê Criolo: caminhos para a equidade de gênero e de raça em contextos interseccionais a partir da Lei n. 10.639/2003“, de David Barbosa de Oliveira e Thalita Terto Costa; e “Justiça social como princípio da segurança social“, de Olha Kuchma.
Temas de direito privado e empresarial são contemplados pelos artigos “Duas concepções de justiça e o direito privado: Rawls e Forst“, de autoria de Leandro Martins Zanitelli; “Contratos em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária“, de Marcia Silva Stanton; e “Discutindo o afroempreendedorismo: reflexões sobre o conceito a partir dos casos brasileiro e colombiano“, de Daniela Nunes de Amartine e Marcos Vinícius Lustosa Queiroz.
Outros dois artigos abordam a gestão de saúde no SUS (“Contratos de gestão no SUS: possibilidades de efetivação do direito à saúde“), de autoria de Ana Carolina Navarrete Munhoz Fernandes da Cunha e Fernando Mussa Abujamra Aith; e o direito à privacidade (“Aplicações de rastreio e monitorização: do entusiasmo tecnológico ao reconhecimento da autodeterminação informática“), de Guillermo Rodrigo Corredor Castellano.
Duas traduções completam a edição 42 da Revista Direito GV: “O que é o ponto de vista interno?“, de Scott J. Shapiro (tradução João Henrique Luttmer e Bárbara Ronsoni de Oliveira); e “O cerne da posição contrária à revisão judicial“, de Jeremy Waldron, (tradução Bruno da Cunha de Oliveira, Daniel Wei Liang Wang e José Garcez Ghirardi).
Acesse a edição 42 da Revista Direito GV