Notícias

Escolas de Direito e Administração da FGV discutem questões urgentes para o desenvolvimento do país para além das eleições

Segundo dia será realizado na FGV EAESP no dia 19 de setembro e terá foco na conexão entre o nosso paradigma atual de desenho institucional e a longa crise política instalada no país.

Há questões urgentes para o desenvolvimento social, econômico, político jurídico-institucional do país que necessitam de uma atenção mais ampla e integrada do que tem sido veiculada no debate público. No evento “Democracia e desenvolvimento: pensando o Brasil para além das eleições”, que começou no dia 15 de setembro na FGV Direito SP e será concluído no dia 19 de setembro, na Escola de Administração da FGV (FGV EAESP), o grupo Professores pela Democracia da FGV discute esses temas de forma interdisciplinar, com docente das diferentes escolas. As mesas contam com membros dos cursos de Administração de Empresas e Administração Pública, Economia e Direito para discutir esses problemas relevantes com olhares distintos.

O primeiro dia, realizado na FGV Direito SP no dia 15 de setembro, ocorreu com enfoque nas diferentes dificuldades envolvendo a capacidade do Estado de promover as diferentes políticas determinadas pela Constituição Federal de 1988. Serão objeto de debate as crises (i) na relação da Presidência da República com o Congresso e com os governos estaduais; (ii) no financiamento e na implementação de políticas públicas; (iii) na gestão do orçamento público e das políticas tributárias; e (iii) nos controles sociais do orçamento e das políticas em si.

O segundo dia será realizado na FGV EAESP no dia 19 de setembro e terá foco na conexão entre o nosso paradigma atual de desenho institucional e a longa crise política instalada no país. Serão objeto de debate o futuro (i) do constitucionalismo; (ii) da relação entre o Executivo e o Legislativo; (iii) da organização e autonomia da burocracia estatal; e (iv) da relação entre presidente da República, Supremo Tribunal Federal e procurador-geral da República. A fala de encerramento do segundo dia retomará um tema presente no primeiro dia de evento, dando um espaço privilegiado de reflexão ao tema da crise e do futuro do Presidencialismo.

Trata-se de evento que se propõe a unir diferentes olhares e matizes de pensamento, em prol de se discutir em profundidade a condição do desenvolvimento e da democracia nacional.

Inscreva-se pelo link Democracia e desenvolvimento: Pensando o Brasil para além das eleições (fgv.br)