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Estudantes da Clínica de Direito Digital da Graduação da FGV Direito SP apresentam trabalhos ao Mercado Livre e a executivos da área de tecnologia

Neste 2º semestre de 2024, a clínica foi realizada em parceria com o Mercado Livre, empresa de tecnologia e plataforma de e-commerce que propôs um conjunto de desafios jurídicos na área de proteção de dados pessoais aos alunos e alunas.

Alunas e alunos do 3º ano da Graduação da FGV Direito SP estiveram no dia 5 de dezembro no encontro “Biometria e IA: o desafio de construir decisões precisas para um futuro protegido”, realizado pela Rede Líderes Digitais. O evento foi realizado para que os(as) estudantes apresentassem ao grupo de líderes, composto por CEOs, vice-presidentes, diretores e data protection officers (DPOs) de diferentes empresas, os resultados dos trabalhos que desenvolveram durante a Clínica Jurídica de Direito Digital, ministrada pelo professor Alexandre Pacheco e que teve como parceiro o Mercado Livre.

A Clinica de Direito Digital da FGV Direito SP se dedica a desenvolver projetos na área de Direito e tecnologia, com um especial enfoque em projetos que permitam com que estudantes tenham experiências concretas na área jurídica em um ambiente controlado. Neste 2º semestre de 2024, a clínica foi realizada em parceria com o Mercado Livre, empresa de tecnologia e plataforma de e-commerce que propôs um conjunto de desafios jurídicos na área de proteção de dados pessoais aos alunos e alunas. O primeiro desafio foi trazer um olhar imparcial sobre o uso da biometria para gerar valor para usuários e os riscos dessa escolha. O segundo, uma análise sobre os modelos de avaliação – ou frameworks – de inteligência artificial disponíveis no mercado, criados para auxiliar empresas na escolha de fornecedores, para melhorar os frameworks utilizados pelo Mercado Livre.

Para dar conta da demanda proposta pelo Mercado Livre, a clínica foi estruturada a partir das seguintes atividades: formação em proteção de dados pessoais; construção dos projetos com o cliente; estruturação dos grupos de trabalho; atendimento ao cliente; e dinâmicas de feedback e trabalho em grupo. Mesmo tendo ênfase na proteção de dados pessoais, a clínica também trabalhou com questões envolvendo sistemas de inteligência artificial, mais especificamente sistemas de biometria, governança de algoritmos, bioinformação e gestão de decisões fruto de automação. Alunas e alunos também conheceram as instalações físicas da empresa, sua estrutura e alguns de seus representantes, ampliando sua visão sobre o funcionamento do negócio e a estruturação de suas atividades.

“Queremos formar profissionais que chegam ao mercado com alguma experiência sobre como se comportar diante do cliente e sobre como apresentar um trabalho para um público qualificado”, diz o professor Alexandre Pacheco. “Para o Mercado Livre, a parceria é uma oportunidade de se aproximar de talentos que daqui a pouco estarão no mercado”, diz Samanta Oliveira, DPO Brasil do Mercado Livre.

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