Alunas e alunos do 3º e 4º anos da graduação da FGV Direito SP participaram, no dia 28 de novembro, de uma apresentação na Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). A atividade marcou a conclusão dos trabalhos realizados no semestre na Clínica de Prática Jurídica em Direito Penal, coordenada pela professora Luisa Moraes Abreu Ferreira, e contou com a presença de advogados comprometidos com a advocacia criminal pro bono.
Ao longo do semestre, os estudantes atuaram em parceria com o Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD) e o Projeto Alê Szafir, do escritório Toron Advogados. O grupo trabalhou em dois casos de condenações injustas e em três casos de mães vítimas de violência doméstica acusadas criminalmente por não impedirem a violência praticada contra seus filhos por seus parceiros. Entre as produções desenvolvidas pelos alunos estão duas revisões criminais, um parecer jurídico, um memorial dirigido aos desembargadores e um estudo de caso voltado para o júri.
Na apresentação na AASP, os estudantes debateram estratégias de litigância e abordagens para engajar autoridades, incluindo membros da Secretaria de Justiça, do Ministério Público e do Poder Judiciário. O evento contou com a participação da vice-presidente da AASP, Renata Mariz, além de advogados como Marina Pinhão Coelho (CAZ Advogados), Nicolau Rocha Cavalcanti (NRC Advogados), Maria Luiza Jorge (Toron Advogados), Matheu Pacce (Feller e Pacífico Advogados) e José Carlos Abissamra (VAS Advogados).
Os alunos participantes foram Ana Luiza Locoselli, Bruna Campista dos Santos, Bruna Bento, Diana Steinbruch, Gustavo Arienzo, Isabela Almeida, Julia Wached Souza, Lucca Guidoni, Manuel Affonso Ferreira, Maria Fernanda Sobreira, Maria Luisa Barbosa, Mariana Porchat, Marina Fló, Nayara Teixeira de Souza, Sofia Nishioka Almeida e Sofia Nagae.
O evento reforça o compromisso da FGV Direito SP em proporcionar experiências práticas aos seus alunos, alinhadas à defesa de direitos fundamentais e à promoção da justiça.