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Estudantes se reúnem com especialistas do Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas

Objetivo da disciplina é colocar alunos e alunas em contato com os principais desafios jurídicos que surgem com as constantes transformações tecnológicas na medicina.

Alunos e alunas da Graduação da FGV Direito SP que participaram do projeto de prática multidisciplinar “IA na Saúde: uma perspectiva jurídica”, coordenada pelos professores Marina Feferbaum e Roberto Dias, estiveram na semana passada com Bruno Kunzler e Natasha Zanaroli Scaldaferri, respectivamente head of Analytics e advogada do Inova HC. Trata-se do Núcleo de Inovação Tecnológica do Hospital das Clínicas de São Paulo, que tem como missão viabilizar soluções e negócios inovadores que atendam a demandas de saúde a partir da promoção da cultura de empreendedorismo e inovação, do mapeamento de desafios, do desenvolvimento e validação de tecnologias em saúde e da conexão entre os atores do ecossistema de inovação em saúde.

Os estudantes entraram em contato com os principais desafios jurídicos do ecossistema de inovação na saúde e visitaram o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Inovação em Cirurgia (LEPIC) para conhecer algumas ferramentas de ponta e como elas são utilizadas em procedimentos como laparoscopia, videocirurgia, videoendoscopia e cirurgia robótica.

Segundo os professores Marina e Roberto, com base neste encontro e no desenvolvimento de todo o projeto, os alunos e alunas proporão soluções para responder, entre outras, questões relacionadas aos riscos jurídicos e éticos de implementação de inteligência artificial no SUS; à incorporação de ferramentas de inteligência artificial e o seu impacto no modelo de negócios das operadoras de saúde; e, também, os desafios jurídicos que envolvem a unificação dos prontuários médicos e seu impacto nas ferramentas de inteligência artificial.

Os projetos de prática multidisciplinar da Graduação da FGV Direito SP são disciplinas baseadas em projetos sobre temas complexos que resultam em propostas de intervenção real produzidas por alunos sob a supervisão de dois professores de diferentes áreas do Direito. A disciplina de ensino por projeto aplica a metodologia de ensino pautada em experiência (experiential learning), já testada em diversos países com sucesso, e visa complementar o ensino das Clínicas Jurídicas na preparação dos alunos para o exercício profissional.

Saiba mais sobre os Projetos de Prática Multidisciplinar | FGV DIREITO SP