Notícias

Ex-alunas da FGV Direito SP participam de encontro FGVnianas na Liderança para discutir igualdade de gênero

Encontro foi realizado pelos programas Alumni da FGV Direito SP, FGV EAESP e FGV EESP com o objetivo de promover conexão entre os egressos e egressas, refletir sobre a igualdade de gênero e reconhecer trajetórias femininas no mercado de trabalho e na sociedade. 

No fim da tarde de 18 de março, ex-alunas e ex-alunos das escolas de Direito (FGV Direito SP), Administração (FGV EAESP) e Economia (FGV EESP) da Fundação Getulio Vargas participaram do evento “FGVnianas na Liderança - Desafios e Oportunidades da Igualdade de Gênero”. O encontro foi realizado pelos programas Alumni das escolas com o objetivo de promover conexão entre os egressos e egressas, refletir sobre a igualdade de gênero e reconhecer trajetórias femininas no mercado de trabalho e na sociedade. 

Formada em 2009 na primeira turma da Graduação da FGV Direito SP, a ex-aluna Mariana Monte Alegre de Paiva foi uma das participantes. Também pós-graduada em Economia pela FGV e egressa do Mestrado Profissional na linha de Direito Tributário pela escola, Mariana tem ampla experiência no consultivo e contencioso administrativo e judicial, com atuação destacada na tributação sobre folha de salários, além de due diligence tributária e previdenciária. Sócia do Pinheiro Neto Advogados, um dos mais renomados escritórios de advocacia do país, é também membro do Grupo de Estudos de Custeio da Previdência Social (GEC), colunista da Editora Roncarati e autora de diversos artigos jurídicos. Seu trabalho foi reconhecido por premiações como Best Lawyers (2022, 2023 e 2024), Análise Advocacia (2021) e Chambers Brazil (2024).

Durante o evento, Mariana relatou seu percurso profissional e trouxe dados sobre a ascensão da carreira de mulheres no mercado jurídico. Um dos pontos centrais de sua apresentação foi a persistente desigualdade de gênero: segundo ela, embora as mulheres estejam igualmente representadas nos cargos iniciais da advocacia, sua presença diminui significativamente em posições de liderança nos grandes escritórios. Ela afirma que o setor jurídico, em muitos aspectos, ainda reflete uma cultura tradicional, sustentada por vieses inconscientes e desafios estruturais: a ascensão das mulheres na carreira é impactada por fatores como a exigência de disponibilidade extrema e as dificuldades de conciliar a vida profissional e pessoal, e esses obstáculos acabam afastando muitas profissionais do caminho rumo à sociedade nos escritórios de advocacia. Segundo Mariana, esses desafios podem ser superados com ações como programas de mentoria, oportunidades mais igualitárias e flexibilidade na atuação profissional, com jornadas mais amigáveis e compatíveis com os diversos momentos de carreira que as mulheres vivem.

A trajetória da ex-aluna Júlia Piazza Leite Monteiro também foi destacada durante o evento, devido à sua relevante atuação no desenvolvimento sustentável. Graduada pela FGV Direito SP em 2021, Júlia é advogada e mestranda em Direito Processual Civil pela USP. Com atuação voltada ao acesso à justiça para mulheres em situação de violência, ela integra o Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, sendo uma voz ativa na defesa da justiça reprodutiva e dos direitos das mulheres. Seu trabalho tem gerado impacto significativo na transformação social e jurídica.

A ascensão feminina no setor jurídico exige mais do que talento e dedicação. Para que essa transformação ocorra, são necessárias redes de apoio, políticas efetivas de equidade e incentivo à liderança feminina. O evento FGVnianas na Liderança reforça o compromisso da FGV Direito SP em apoiar e celebrar suas Alumni, promovendo diversidade, equidade e impacto positivo no mercado jurídico.

Ex-alunos e ex-aluna das escolas de Administração, Economia e Direito da FGV São Paulo que desejem integrar o comitê Alumni FGVnianas na Liderança, contribuir com ideias para a comunidade Alumni, atuar como palestrante ou patrocinar alguma iniciativa podem entrar em contato pelo e-mail alumni.direitosp@fgv.br.