Notícias

Ex-aluno da FGV Direito SP assume coordenação do Comitê Municipal de Organização do G20 no Rio

O Comitê Municipal de Organização do G20 foi criado para coordenar as atividades municipais e eventos relacionados à presidência do Brasil do G20, que começa em dezembro deste ano.

O ex-aluno da Graduação da FGV Direito SP, Lucas Wosgrau Padilha, presidirá o Comitê Municipal de Organização do G20, órgão de coordenação ligado diretamente ao gabinete do prefeito do Rio de Janeiro.

Criado em 1999, o G20 é um grupo de coordenação estratégica entre ministros de Fazenda e presidentes de bancos centrais das 20 maiores economias do mundo e desde 2008 realiza anualmente cúpulas que contam com a participação de chefes de Estado e de governo. O grupo é formado por Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. A partir de 1º de dezembro, o Brasil assume, pela primeira vez, a presidência do G20 e sediará a cúpula de 2024, que ocorrerá no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro do ano que vem.

O Comitê Municipal de Organização do G20 foi criado pelo prefeito do Rio Eduardo Paes para coordenar as atividades municipais e eventos relacionados à presidência do Brasil do G20. Composto por membros de órgãos da administração pública municipal, o Comitê Rio G20 organizará e participará de eventos, fóruns, grupos de trabalho e comissões de organizações da sociedade civil, organismos internacionais, redes de cidades e demais esferas de governo nacionais e internacionais no âmbito do G20. Caberá ao Rio G20 ainda a elaboração de um calendário de eventos e iniciativas na cidade de dezembro de 2023 a dezembro de 2024.

Lucas Wosgrau Padilha é chefe de gabinete da Casa Civil do Município do Rio de Janeiro e ex-secretário municipal de Meio Ambiente da cidade. Ele ingressou na FGV Direito SP em 2012, formando-se em 2017. Também cursou a pós-graduação lato sensu em Direito Econômico do FGV LAW entre os anos de 2018 e 2019, além de ser mestre em Direito e Sociedade na Universidade de Pequim, onde foi pesquisador bolsista da Academia Yenching de estudos chineses. Ao longo da Graduação, Lucas Padilha participou de diferentes iniciativas da escola, como do grupo de debates sobre gestão pública e Direito feito em parceria com a Sociedade Brasileira de Direito Público (sbdp). É também foi fundador do Centro de Estudos Jurídicos Júnior (Cejur) da FGV Direito SP e do Cursinho FGV.