Notícias

Ex-aluno da graduação se destaca como chefe de gabinete do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Cargo é acumulado com a Chefia de Gabinete da Vice-Presidência. Pela primeira vez, Pedro Guerra assumiu o ministério, substituindo Geraldo Alckmin, que saiu em viagem oficial ao Equador

O estudante de Direito não precisa se limitar à advocacia para construir a sua carreira. As oportunidades podem ser inúmeras. Pedro Henrique Giocondo Guerra, aluno da 3ª. turma da graduação, atualmente responde pela chefia de gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Vice-Presidência da República, ambos sob responsabilidade de Geraldo Alckmin.

Uma das prerrogativas do cargo do Ministério é substituir o titular em sua ausência. Em 23 de novembro, o jovem Pedro, com apenas 34 anos, assumiu pela primeira vez a titularidade, quando Alckmin saiu em viagem oficial ao Equador.

Pedro estudou na FGV Direito SP entre 2007 a 2011. Ele considera que a Escola contribuiu fortemente em sua formação por meio da metodologia de ensino baseada em casos concretos, que busca enriquecer o raciocínio jurídico tanto em seus aspectos dogmáticos quanto em relação à aplicação de soluções criativas para a solução de problemas.

Outra contribuição indicada pelo ex-aluno é a riqueza de recomendações bibliográficas preparada pelos professores. “É um verdadeiro trabalho de curadoria, que nos situa na fronteira do conhecimento para enfrentar os desafios que se apresentam aos profissionais do Direito”.

E, por fim, o projeto interdisciplinar e o constante diálogo com disciplinas de outras áreas do conhecimento, aproveitando dos cursos de Economia e Administração Pública da FGV, é outro diferencial fundamental apontado por Pedro.

“Essas três características têm sido indispensáveis no exercício de minhas funções como chefe de gabinete do Vice-Presidente, que eu acumulo com a chefia de gabinete do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e a presidência do conselho fiscal do BNDES, espaços de trabalho extremamente ricos, por onde passam uma enorme variedade de temas”, complementa.