Notícias

FGV Direito SP abre chamada para artigos a serem apresentados em seminário sobre reprodução da riqueza

Evento pretende atrair jovens pesquisadores e pesquisadoras em Direito, Sociologia Econômica, Ciência Política e áreas relacionadas a submeter trabalhos inovadores e metodologicamente consistentes que investiguem as relações entre Direito, elites políticas e econômicas e a estruturação, legitimação e reprodução da riqueza.

A FGV Direito SP abriu chamada para a submissão de artigos para o Seminário de Pesquisa em Direito, Elites e Reprodução da Riqueza, que acontecerá nos dias 8 e 9 de dezembro de 2025. Organizado pelos professores Raquel Pimenta e Pedro Mouallem, com o apoio do projeto Politics and Wealth Reproduction (PoWER), o seminário pretende atrair jovens pesquisadores e pesquisadoras em Direito, Sociologia Econômica, Ciência Política e áreas relacionadas a submeter trabalhos inovadores e metodologicamente consistentes que investiguem as relações entre Direito, elites políticas e econômicas e a estruturação, legitimação e reprodução da riqueza.

Nas últimas décadas houve uma renovação nos estudos sobre as instituições, práticas e atores que estruturam a criação e geração de riqueza e consistentemente a mantêm concentrada no topo. A concentração de riqueza, no entanto, não é um fato natural ou espontâneo: ela depende de uma mobilização política ativa do Estado e do Direito para sua criação, apropriação e defesa permanente. O seminário tem o objetivo de interrogar a relação entre a arquitetura jurídica de reprodução da riqueza e os atores que a mobilizam, sustentam e contestam, em especial, elites econômicas e elites políticas.

A chamada pretende alcançar doutorandos(as) ou doutores(as) nos últimos três anos com trabalhos nos eixos temáticos: 1) Arquitetura jurídica de uma riqueza desigual; 2) Economia política da ação estatal; 3) Trajetórias de elites políticas e econômicas; e 4) Judiciário, enforcement e accountability. Serão privilegiados estudos com forte caráter empírico, que apresentem inovações teóricas e/ou metodológicas, utilizando métodos qualitativos, quantitativos ou mistos, como análises de redes, process tracing, etnografia organizacional, prosopografias, estudos de caso comparados, entre outros. A programação contará com keynotes e mesas temáticas, além de painéis para a apresentação dos artigos aprovados, cada qual com um/a comentarista sênior designado/a.

O prazo final para submissão do resumo é 1º de novembro de 2025.

Acesse o EDITAL para mais informações.