Notícias

FGV Direito SP abrirá em breve processo seletivo do Programa de Apoio e Diversidade (PAD)

Programa tem o objetivo de capacitar estudantes negros(as), indígenas, quilombolas, trans e/ou egressos(as) de escolas públicas ou escolas particulares com bolsa integral para ingressarem no Mestrado Acadêmico da escola.

A FGV Direito SP abrirá, em breve, as inscrições para a edição 2024 do Programa de Apoio e Diversidade (PAD). O programa tem o objetivo de capacitar graduandos(as) e graduados(as) brasileiros(as) negros(as), indígenas, quilombolas, trans e/ou egressos(as) de escolas públicas ou escolas particulares com bolsa integral que desejem prestar o processo seletivo para ingressar no curso de Mestrado Acadêmico em Direito e Desenvolvimento da escola, colaborando com o ingresso dessas pessoas na pós-graduação e ampliando a diversidade do corpo discente do programa. Uma maior diversidade no programa permite a construção de um espaço de discussão plurais e o desenvolvimento de pesquisas que colocam questões sociais, antes marginalizadas, no centro do debate acadêmico.

O PAD tem por objetivo capacitar estudantes para cada fase do processo seletivo do Mestrado Acadêmico da FGV Direito SP, levando-os(as) à aprovação e impactando o perfil dos(as) estudantes do programa. O programa, que compõe a Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação Acadêmico e é realizado em parceria com o Núcleo de Justiça Racial e Direito e o Comitê de Diversidade da escola, pretende ajudar no enfrentamento a algumas das barreiras de ingresso na pós-graduação que afetam esses(as) alunos(as).

Cursos de formação e encontros de vivência

As atividades do PAD consistem em cursos de formação e encontros de vivência. Um dos cursos de formação é em Direito e Desenvolvimento, área de concentração do Mestrado e Doutorado Acadêmico. No curso, os alunos e alunas são preparados para a primeira fase do processo seletivo a partir do estudo dos textos indicados no edital. O segundo curso de formação é em Metodologia de Pesquisa, pelo qual os alunos e alunas recebem uma formação em metodologia da pesquisa para elaboração do projeto de pesquisa, a ser enviado na segunda fase do processo seletivo. Os cursos contemplam, cada um, 10 encontros realizados pela plataforma Zoom, de forma a permitir a participação de estudantes de fora de São Paulo.

Além dos cursos, há uma programação de três encontros de vivência com a participação de convidados(as) externos(as) da academia jurídica, do judiciário e da gestão pública, que compartilham suas experiências, como forma de incentivar os(as) estudantes a refletir sobre suas trajetórias. Na edição de 2023, o PAD recebeu a professora e coordenadora do Comitê de Diversidade da FGV Direito SP Alessandra Benedito, a juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo e juíza auxiliar do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávia Martins de Carvalho e o secretário de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça Marivaldo Pereira. Nas edições anteriores, já passaram pelos encontros de vivência do PAD o mestrando pela FGV Direito SP Luciano Santana Pinheiro, Delton Felipe, professor da Universidade Estadual de Maringá e atual coordenador do PAD, e Karen Luise, juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Resultados do PAD

O PAD está em sua quarta edição e já permitiu ampliar a diversidade do corpo discente do Mestrado Acadêmico da FGV Direito SP. Desde a sua criação, em 2021, 12 egressos(as) do PAD ingressaram no Mestrado Acadêmico da escola. Em 2023, 80 estudantes se inscreveram no PAD, 30 cursaram o programa e 5 ingressaram no mestrado, o que representa 28% do total de alunos(as) mestrandos(as) aprovados no ano passado. Em 2022, foram 50 inscritos no PAD, 25 cursaram o programa, 5 foram aprovados no processo seletivo do mestrado e 4 se tornaram mestrandos. E em 2021, primeiro ano do PAD, foram oferecidas 20 vagas e 2 estudantes foram aprovados no mestrado.

Saiba mais sobre o Programa de Apoio e Diversidade | FGV DIREITO SP