No dia 8 de março de 2023 a FGV Direito SP apresentou à comunidade o Programa de Extensão da escola, organizado pela Coordenadoria Adjunta de Extensão e Relações com a Comunidade (CERC) da FGV Direito SP, durante evento presencial realizado em São Paulo.
O evento foi aberto por Oscar Vilhena, diretor da FGV Direito SP, e pela vice-diretora Adriana Ancona, que destacaram o comprometimento institucional da escola com a extensão e a importância do programa no diálogo com a sociedade para o desenvolvimento de saberes não-hierarquizados. A primeira mesa contou com a exposição da professora Carla Osmo, da Unifesp, e do professor Delton Felipe, da Universidade Estadual de Maringá. Além de compartilharem as experiências de projetos de extensão nessas instituições, os professores também apontaram as dificuldades encontradas no processo de curricularização da extensão no planejamento pedagógico: comprometimento docente com atividades extensionistas, dificuldade de financiamento e engajamento discente foram identificados como desafios em comum a serem enfrentados para o fortalecimento e perenidade dos projetos de extensão.
A segunda mesa foi mediada por Luciana Ribas e Cassia Nakano, gestoras da CERC, que apresentaram a estrutura do programa de extensão da escola, o extenso diálogo interno e externo realizado nos últimos anos e o planejamento para o ano de 2023. Em seguida, os coordenadores e coordenadoras de projetos de extensão em atividade na FGV Direito SP há mais de um ano tiveram a oportunidade de expor o histórico, as atividades desenvolvidas, a quantidade de discentes envolvidos e os desafios enfrentados. Foram apresentados os seguintes projetos: Centro de Assistência Jurídica Saracura (CAJU), representado pela professora Maria Cecília Asperti e o atual presidente do CAJU, o aluno da Graduação Linneo Adorno; Innocence Project, representado pela professora Flávia Rahal e da coordenadora Manuela Ramos; Centro de Estudos Jurídicos Júnior (CEJUR), representado pela professora Juliana Palma e pelo vice-presidente do CEJUR, o aluno da Graduação Lucas Busnardo; Programa de Apoio e Diversidade (PAD), representado pelo professor Delton Felipe; e o Projeto de Extensão de Apoio a Refugiados (PEAR), representado pelas professoras coordenadoras Cassia Nakano e Luciana Ribas.
O encontro também foi um importante momento para que os projetos tivessem esse espaço de diálogo para conhecerem mais sobre as demais atividades realizadas e traçarem objetivos comuns para o desenvolvimento de parcerias futuras.
Assista ao EVENTO.