Notícias

FGV Direito SP e CNJ publicam edital de seleção de bolsistas do Programa CNJ de Ações Afirmativas para Ingresso na Magistratura

Os candidatos interessados deverão ser negros(as), indígenas, com ou ser deficiência, estar habilitados pelo ENAM e manifestar interesse em concursos públicos para a magistratura em todo o território nacional.

A FGV Direito SP e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicam edital para seleção de candidatos(as) interessados(as) em ingressar no Programa CNJ de Ações Afirmativas para Ingresso na Magistratura. O programa é uma parceria entre as duas instituições para apoiar e promover ações de inclusão de pessoas negras e indígenas, com ou sem deficiência, em cargos públicos do Poder Judiciário, com o objetivo de ampliar a diversidade étnico-racial na magistratura.

O programa pretende distribuir duas modalidades de bolsas:

A primeira é uma bolsa de estudos, destinada a até 880 beneficiários(as), que corresponde a uma vaga em um curso preparatório de carreira da magistratura, em algum dos cursos vinculados ao Programa CNJ de Ação Afirmativa a partir de seleção de edital.

A segunda modalidade, de bolsa de manutenção, deverá contemplar até 100 beneficiários(as) interessados(as), correspondente ao valor de R$ 3.000,00 por mês para cada selecionado(a), sendo que o número de pessoas beneficiadas está condicionado à disponibilidade orçamentária do fundo financeiro criado pelo programa. Os(as) interessados(as) podem pleitear as duas modalidades.

Os(as) interessados(as) devem atender aos seguintes pré-requisitos:

- Ser negro(a) ou indígena, com ou sem deficiência, conforme declarações avaliadas institucionalmente por tribunais estaduais, de acordo com o Edital nº 01/2024 ENAM;

- Estar habilitado(a) pelo ENAM, após aprovação e certificação no Exame Nacional da Magistratura;

- Ter interesse em concursos públicos na carreira da magistratura em território nacional.

Os candidatos interessados deverão se inscrever, exclusivamente, por meio do formulário online disponível no link https://forms.office.com/r/L0jiz4krLU, até o dia 29 de setembro de 2024 (horário de Brasília), e enviar a documentação oficial comprobatória da declaração étnico-racial e de pessoa com deficiência, comprovante do deferimento do pedido de isenção de taxa ao e-mail njrd.cnj.direitosp@fgv.br, até o dia 29 de setembro de 2024.

Mais informações estão disponibilizadas no EDITAL.