A FGV Direito SP participou do 26º Fórum de Ensino Superior da América Latina (FNESP), que ocorreu nos dias 18 e 19 de setembro no Centro de Convenções do Anhembi.
A professora Clio Radomysler, líder de projetos e pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, participou da mesa “Qualidade, Inovação e Nicho Institucional”, onde teve a oportunidade de compartilhar o trabalho de identificar necessidades de inovações no ensino e desenvolver parâmetros que incentivem outras instituições a alcançar níveis de excelência inovadora em suas metodologias de ensino.
A pesquisadora exemplificou este percurso com a própria trajetória da FGV Direito SP. “Um dos grandes desafios da Escola foi romper com o modelo de ensino centrado no professor, a partir de aulas expositivas em torno de códigos e grandes leis, para adotar um modelo de construção de conhecimento baseado na experiência do aluno. A partir deste ponto, nosso foco passo a ser formar ‘arquitetos jurídicos’ para solucionar problemas complexos, de maneira inovadora e sustentável”, contou.
Clio explica que, na última década, a FGV Direito SP se empenhou em aprofundar o protagonismo discente por meio de espaços de experimentações pedagógicas. A inserção de disciplinas de projetos de prática multidisciplinar na grade curricular obrigatória da graduação em Direito, a oferta de disciplinas optativas voltadas para o desenvolvimento de competências no âmbito da pós-graduação lato sensu e reformas curriculares para aumentar o diálogo entre os diferentes programas são exemplos de mudanças recentes.
Em outra frente, desde a sua criação, a FGV Direito SP conta com uma área exclusiva de profissionais dedicados às metodologias participativas de ensino, que capacita, forma e apoia o corpo docente de todos os programas. Hoje, esta área está integrada ao Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP, que promove espaços de reflexão e formação, envolvendo tanto a comunidade da FGV Direito SP como participantes de outras instituições. Busca-se, assim, disseminar métodos ativos de ensino e contribuir para a melhoria do ensino jurídico, não só na FGV, mas em todo o Brasil. O CEPI promove a realização de estudos e a disseminação de pesquisas sobre ensino e inovação e sobre mudanças nas profissões jurídicas decorrentes de novas tecnologias. Exemplos incluem a pesquisa intitulada Futuro do Ensino Superior, que identificou nove tendências para transformação do ensino e aprendizagem; a pesquisa Formando a Advocacia do Presente e do Futuro, que mapeou competências jurídicas, de gestão, socioemocionais e de tecnologia para a advocacia, e o guia Ensino Participativo Virtual, elaborado no contexto da pandemia para auxiliar docentes a desenvolver uma aprendizagem significativa no ambiente virtual.