O Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmicos da FGV Direito SP e o Programa de Pós-Graduação da FGV EAESP dão início hoje à disciplina Justiça Climática e Cidadania, oferecida pelos professores Luciana Gross Cunha e José Henrique Bortoluci.
Os coordenadores explicam que se trata de um programa piloto, que tem como objetivo apresentar, analisar e discutir a relação entre Justiça Climática e Cidadania e suas implicações para a democracia.
“É uma reflexão extremamente necessária diante da urgência de pensarmos medidas para enfrentar a crise climática, que produz efeitos diversos na organização das sociedades contemporâneas”, explica Bortoluci, professor da EAESP.
Para Luciana Gross, da FGV Direito SP, a proposta dessa disciplina, oferecida em 5 aulas, é “a partir de textos de diferentes áreas do conhecimento e da perspectiva do sul global, questionarmos os limites de temas como cidadania, direitos humanos e democracia”.
O encontro também faz parte de uma disciplina optativa da graduação e contará com convidados externos. Serão utilizados estudos de caso de desastres ambientais no Brasil para aproximar essa discussão da realidade brasileira.