Notícias

FGV Direito SP lança livro “Mulheres, raça e Direito”, do professor Adilson Moreira, em evento no dia 19 de novembro

Livro “Mulheres, Raça e Direito” examina o caso de mulheres negras, coletividade que sofre uma série de desvantagens decorrentes da operação paralela e convergente entre racismo, sexismo e classismo.

Amanhã, 19 de novembro, acontece na FGV Direito SP o evento Caminhos convergentes: reflexões sobre relações étnico-raciais, gênero e classe, um encontro destinado a debater e refletir sobre o racismo, os paradigmas de desigualdade e violências estruturais e as interseções entre relações étnico-raciais, gênero e classe. Durante o evento será lançado o livro “Mulheres, Raça e Direito: Feminismo Negro como Política Constitucional”, de autoria do professor Adilson José Moreira, que também será um dos painelistas do evento.

O livro “Mulheres, Raça e Direito”, lançado pela Editora Conhecimento, defende que a redução da ideia de liberdade a uma faculdade de fazer escolhas individuais nas diferentes esferas da vida impede que tenhamos conhecimento adequado das condições necessárias para o seu exercício efetivo. Apesar de sua contínua influência, a concepção liberal do princípio constitucional da liberdade mostra-se problemática, segundo o professor Adilson Moreira, porque desconsidera as relações estruturais entre hierarquias sociais e a possibilidade de ação autônoma: práticas discriminatórias diminuem as oportunidades de os seres humanos atribuírem sentidos e propósitos aos seus atos, motivo pelo qual as chances de escolha de membros de grupos subalternizados são reduzidas. Para comprovar a validade deste argumento, o autor examina o caso de mulheres negras, coletividade que sofre uma série de desvantagens decorrentes da operação paralela e convergente entre racismo, sexismo e classismo.

O encontro Caminhos Convergentes é promovido pela Coordenadoria de Diversidade da FGV Direito SP e tem o objetivo de aprofundar o debate sobre como as desigualdades impactam o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho, promovendo reflexões críticas acerca do contexto social atual, sobretudo nas áreas do Direito e da Justiça.

As inscrições estão abertas pelo link Caminhos convergentes: reflexões sobre relações étnico-raciais, gênero e classe | FGV DIREITO SP