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FGV Direito SP lança publicação sobre ensino por projetos

Livro apresenta 13 entrevistas que registram as principais características das disciplinas de projetos multidisciplinares realizadas desde 2019 na escola.

A FGV Direito SP lançou a publicação Ensino por projetos em Direito: experiências na FGV Direito SP, na qual são apresentadas 13 entrevistas que registram as principais características das disciplinas de projetos multidisciplinares realizadas desde 2019 na escola.

As entrevistas foram realizadas entre os meses de novembro e dezembro de 2021 com 18 professores e professoras que ministraram, em duplas, projetos multidisciplinares na escola. Essas disciplinas são pautadas na aprendizagem pela experiência e têm como ponto central o engajamento de docentes e estudantes na compreensão e resolução de questões sociais complexas, atuais e multidisciplinares, em um ambiente de autonomia e construção coletiva. 

De acordo com Cassia Nakano Hirai, coordenadora de Prática Jurídica e Extensão, e Marina Feferbaum, coordenadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) e da área de metodologia de ensino da FGV Direito SP, os projetos multidisciplinares significam uma mudança drástica no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo no ensino superior. “Passa-se a enxergar o conteúdo técnico não mais hierarquizado nem no topo de importância em relação ao desenvolvimento de competências interpessoais”, dizem. “E o ensino por projetos permite justamente trabalhar a aprendizagem técnica de modo convergente às habilidades interpessoais como cooperação, empatia, trabalho em equipe, inteligência emocional, liderança, gestão de pessoas, de tempo e de projetos.”

Outro aspecto fundamental dos projetos multidisciplinares da escola é a centralidade do estudante: o ensino por projetos dá voz e escolha aos estudantes. “A partir do que constatam da realidade ao seu redor, eles definem quais questões são relevantes e querem investigar, e o conhecimento construído é aplicado ao mundo real, a partir de relações construídas ao longo do projeto”, afirmam as coordenadoras. Assim, o processo não está todo definido de antemão pelo docente, mas é uma construção de responsabilidade coletiva, fundamentalmente propositiva, que gera discussões, dados e recomendações úteis à sociedade. “Em diversas camadas e dimensões, todas as pessoas saem transformadas desse processo, sejam docentes ou alunos e alunas.”

Acesse a publicação Ensino por projetos em Direito: experiências na FGV Direito SP

Saiba mais sobre os Projetos Multidisciplinares já realizados pela FGV Direito SP

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