No dia 17 de março acontece na FGV a conferência pública El Populismo como via libre al autoritarismo?, que irá debater a ascensão de líderes políticos populistas na América Latina que, após chegarem à Presidência por meio de eleições, rapidamente usaram de sua popularidade para questionar e alterar as mesmas regras que os levaram ao poder, tornar o sistema de justiça vulnerável e perseguir líderes da oposição, enfraquecendo o Estado de Direito.
O evento é organizado pelo Forum 2000 e pelo projeto Solidaridad Democratica, iniciativa fundada em 2013 durante a 17ª conferência do fórum para defender e fortalecer a democracia e a governança na América Latina, e conta com o apoio da FGV Direito SP e da Fundação Fernando Henrique Cardoso.
A conferência será aberta pelo professor da FGV Direito SP Oscar Vilhena e pelo diretor executivo da Fundação Forum 2000, Jakub Klepal, e terá como palestrantes Carlos Diego Mesa, ex-presidente da Bolívia; Erika Guevara Rosas, diretora da Anistia Internacional para as Américas; Manuel Cuesta Morúa, porta-voz do partido Arco Progressista, de Cuba; e Christopher Sabatini, pesquisador do instituto de pesquisa Chatham House, do Reino Unido, para a América Latina. A moderação será feita por Sergio Fausto, diretor executivo da Fundação Fernando Henrique Cardoso.
O evento acontece das 10h às 11h30 no Auditório Getulio Vargas (Avenida 9 de Julho, 2029, Bela Vista, São Paulo). As inscrições estão abertas pelo link https://forum2000.wufoo.com/forms/qj7dzye1s4seyq